Lembra quando ainda usávamos MSN e ICQ e a mensagem de status não servia para muita coisa além de mandar indiretas, evitar pessoas chatas com o status permanentemente ocupado ou divulgar quão bom nosso gosto musical era? Pois bem, pode ir preparando as suas indiretas porque o Facebook está testando mensagens de status no Messenger para celulares.

Chamado de “sidebar tool”, ele servirá para divulgar mensagens de ausência, servindo de aviso para quando você estiver longe do computador, cozinhando ou viajando e alguém tentar falar se comunicar com você — isso é o que esperam os desenvolvedores, pelo menos.

2-set_sidebar_status.0

Você pode escrever o que quiser nas mensagens de status, de “assistindo TV” a “fui para casa dormir”. Você é quem manda. Além disso, é possível escolher um ícone ou imagem para acompanhar a mensagem. Elas serão mantidas por 12 horas ou até você postar uma nova (que também terá duração de 12 horas). O Facebook ainda manterá um histórico de todas as suas mensagens e elas não aparecem no seu mural ou no feed de notícias dos seus amigos, sendo expostas apenas no Messenger, abaixo no seu nome e foto.

As mensagens aparecerão principalmente para os seus contatos favoritos: o Facebook determina isso de acordo com quem você mais costuma conversar no Messenger. No entanto, há também a possibilidade de selecionar manualmente quem são seus contatos favoritos.

1-sidebar.0

A novidade está em testes em no Messenger para celulares de usuários de Taiwan e da Austrália, por enquanto, mas espera-se que ela chegue ao resto do mundo em breve. Sue Young, gerente de produto do Facebook, diz que a ideia por trás da mensagem de status é que coisas pequenas podem fazer as pessoas se conectarem mais. “Quando eu vejo a mensagem de status, tenho uma ideia do que os meus amigos estão fazendo”, diz. Isso ou ficar com a pulga atrás da orelha achando que a indireta postada ali é para você. [The Verge]