Talvez seja porque estou acostumado a séries de TV com efeitos especiais óbvios, mas depois de ver o vídeo dos bastidores de Game of Thrones, da HBO, fiquei perplexo com a quantidade de estruturas arquitetônicas e elementos que não são reais. É simplesmente incrível.

Claro, há castelos e estruturas fantásticas que obviamente não existem em qualquer lugar da Terra, mas não é disso que estou falando. A coisa mais impressionante é como eles aperfeiçoaram a arquitetura real, transformando os sets de filmagem mais mundanos em uma perfeita arquitetura da época. Parece que quase toda cena tem alguma espécie de melhora 3D que transforma, de forma imperceptível, o que já é ótimo no mundo real em algo completamente fantástico.

Alguns anos atrás, ninguém teria sido capaz de fazer isto para a TV, mesmo se a série fosse muito high-end. Agora os avanços em hardware e software tornam estas técnicas disponíveis para todos, em vez de apenas para filmes longa-metragem feitos por estúdios top, como a Industrial Light & Magic (de George Lucas, fez os filmes Guerra nas Estrelas) ou a Weta Digital (de Peter Jackson, fez efeitos para Senhor dos Anéis). [Kottke]