Conhecido como o melhor amigo do homem, o cachorro é um animal de bastante personalidade e grandes qualidades, que conquista facilmente as pessoas mundo afora com demonstrações de carinho, muita vontade de brincar e proteção —são protetores por natureza.

Mas você sabe quando e como eles se tornaram os melhores amigos dos humanos? Existe um momento da história que aconteceu, mas ainda não é possível cravar uma data exata. Vamos lá:

O 1º domesticado

Os cães foram os primeiros animais a serem domesticados. Dóceis, protetores, agitados e companheiros, eles já fazem parte da vida de milhares de pessoas no mundo todo e essa parceria, segundo estudos, já acontece há muitos anos, desde quando eles ainda nem eram “cachorros”.

Existe mais de uma teoria a respeito, mas, até hoje não foi possível afirmar quando de fato, aconteceu a domesticação, mas todas as teorias ficam entre 11 e 50 mil anos atrás. Nessa época os cães ainda não eram como conhecemos hoje. Se tratavam de lobos selvagens que foram amansados ​​—só muitas gerações depois eles dariam origem às raças de cachorros que conhecemos hoje.

Teorias

Algumas vertentes dizem que os lobos primitivos foram domesticados há 15 mil anos na Ásia, provavelmente no que hoje é a China.

Outras teorias apontam que a domesticação dos primeiros canídeos ocorreram há 12 mil anos no Iraque e, a partir dali, os cães se disseminaram pela Europa, Ásia e Américas, com o homem.

A disputa é antiga e já gerou inúmeros debates e milhares de pesquisas para saber se o cachorro foi domesticado na Europa ou no Extremo Oriente.

Ao menos uma vez a resposta satisfez todo mundo, porque ele pode ter sido sim, domesticado nos dois lugares de forma independente e a partir de populações de lobos distintas.

Assine a newsletter do Gizmodo

A data e a região precisa onde isso aconteceu ainda é motivo de controvérsia “O momento exato da domesticação permanece obscuro, especialmente porque deve ter sido um processo gradual”, disse o veterinário brasileiro Mauro Lantzman, especialista em comportamento animal.

Busca da data exata

Ou seja: talvez daqui alguns anos a ciência consiga bater o martelo e dizer quando e onde o cachorro virou melhor amigo do homem. Qual foi a primeira raça que surgiu e como eles se tornaram o que são hoje. Existem muitas teorias e estudos sobre o tema, mas ainda não houve um consenso sobre onde e quando exatamente aconteceu. Mas que bom que aconteceu!