_Clima

Em um único dia, a Groenlândia perdeu gelo o suficiente para cobrir a Flórida

Céu ensolarado e altas temperaturas contribuíram para um grande colapso. É parte de uma tendência preocupante de perda de gelo na ilha, a longo prazo.

Imagem: Felipe Dana (AP)

Em mais um episódio preocupante do aquecimento global, o manto de gelo que cobre a Groenlândia sofreu um grande derretimento na semana passada — que continua até agora. A quantidade de gelo que derreteu em um único dia daria para cobrir a Flórida em 5,1 centímetros de água.

O dano aconteceu na última quarta-feira, de acordo com dados do Portal Polar, financiado pelo governo dinamarquês. O resto da semana também não foi tão bom: na terça-feira, o lençol de gelo perdeu 8,5 bilhões de toneladas de massa de superfície e, na quinta-feira, perdeu-se 8,4 bilhões de toneladas de gelo. A taxa de derretimento é cerca de duas vezes a taxa média de derretimento do manto de gelo durante o verão.

Uma recente onda de calor viu as temperaturas subirem para 20 graus Celsius – cerca de duas vezes a temperatura média do verão. O aeroporto Nerlerit Inaat, que fica na parte nordeste da ilha, registrou na semana passada uma temperatura de 23,4 graus Celsius, a maior já registrada. A alta pressão persistente caiu sobre a região, bloqueando o céu em grande parte ensolarado. Ao todo, os dados mostram que cerca de dois terços do manto de gelo de 1,7 milhão de quilômetros quadrados está experimentando alguma forma de derretimento.

Isso pode alimentar um ciclo que traz más notícias para o local – e para as costas que dependem dele. À medida que a neve se derrete, pode-se expor um solo mais escuro, que absorve mais calor — podendo derreter ainda mais o manto de gelo.

“É um nível muito alto de derretimento e provavelmente mudará a face da Groenlândia, porque será um motor muito forte para uma aceleração do derretimento futuro e, portanto, do aumento do nível do mar”, Marco Tedesco, especialista em geleiras da Universidade de Columbia e cientista adjunto da NASA, disse ao The Guardian. “Tivemos esse tipo de eventos atmosféricos no passado, mas agora eles estão se tornando mais longos e frequentes. A neve é ​​como um cobertor protetor, então, uma vez que ela vai embora, você fica preso em um derretimento cada vez mais rápido, aí ninguém sabe o que acontecerá a partir de agora. É incrível ver como essas áreas são vulneráveis. Estou surpreso com o quão poderosas são as forças que agem sobre eles.”

No verão de 2019 , o derretimento da Groenlândia começou, derramando 197 bilhões de toneladas de gelo apenas em julho. Em um único dia no final daquele mês, a camada de gelo derreteu 12,5 bilhões de toneladas de água. Isso foi, sem surpresa, provocado pelas altas temperaturas naquele verão, que dispararam entre 10 a 20 graus Celsius acima do normal. No geral naquele ano, a ilha derramou cerca de 532 bilhões de toneladas de sua camada de gelo, a maior perda em um único ano desde que os registros começaram em 1948. Para contextualizar, isso é o suficiente para cobrir toda a Califórnia em um impressionante 1,2 metros de água. Um estudo do derretimento de registros liderado por Tedesco descobriu que a alta pressão também contribuiu para o colapso, mantendo o céu em grande parte sem nuvens.

Enquanto o verão de 2019 viu a maior parte do derretimento de massa, o derretimento desta semana está ocorrendo em uma área de superfície mais ampla. Os cientistas mostraram que o derretimento neste século está empurrando os limites da perda histórica. O derretimento da Groenlândia, combinado com a perda de gelo na Antártica, já contribuiu, desde o final da década de 1990, para o aumento de 1,8 centímetros do nível do mar. A estonteante 6,4 trilhões de toneladas de gelo se transformou em água durante esse período.

Isso tudo não é bom para nossa vida de longo prazo. O manto de gelo da Groenlândia contém água suficiente que, se derretesse, aumentaria o nível do mar em 7 metros. Uma pesquisa publicada em 2019 , durante o derretimento maciço daquele verão, previu que todo o gelo da placa poderia derreter até o ano 3 mil se mantivermos nossas emissões no mesmo nível de hoje. Essa data pode parecer distante, mas é muito gelo em jogo. Durante a vida de nossos filhos, o mesmo estudo prevê que o derretimento da Groenlândia pode fazer com que o nível do mar suba entre 15 e 0,3 metros até 2100 se não fizermos nada.

Sair da versão mobile