Com o aumento do nível do mar, um enorme contingente populacional invadirá as cidades ao redor do mundo. Para onde os refugiados do aquecimento global irão? Uma equipe de designers criou a “Embaixada das Nações Submersas” para oferecer asilo, e um lugar para recomeçar.

O conceito imagina um “tipo de Ellis Island”, uma mistura “entre Atlantis e Eden”, localizada no Porto de Sidney. Em partes como um cidade flutuante, em partes como uma ilha invertida, a estrutura seria lar provisório para pessoas que perderam suas casas, até elas resolverem suas situações. Quando o nível do mar aumentar, a parte submersa da ilha ficaria mais profunda, entregando mais casas temporárias para as famílias, enquanto elas se preparam para voltar à sociedade australiana.

Desenhos de concepções tem a tendência de normalmente ser levianos, por isso ficamos felizes em ver uma exceção aqui – ainda é tempo para as mais brilhantes mentes do design pensarem nas questões do aquecimento global. [AILA via The Scuttlefish]