_Brasil

Emissão da CNH Digital agora pode ser feita direto do celular ou tablet

A partir desta quinta-feira (20), todos os motoristas que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com QR Code poderão emitir a versão digital do documento diretamente pelo celular. O Ministério das Cidades, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) liberaram um aplicativo para celular e tablet […]

José Cruz/Agência Brasil

A partir desta quinta-feira (20), todos os motoristas que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com QR Code poderão emitir a versão digital do documento diretamente pelo celular.

O Ministério das Cidades, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) liberaram um aplicativo para celular e tablet que permite a emissão da versão digital sem sem a necessidade do comparecimento ao Departamento de Trânsito (Detran) ou do uso de certificado digital.

• Como vai funcionar a CNH-e, a carteira de habilitação digital
• O que você precisa para emitir a nova CNH Digital

Para ter a versão digital do documento, é preciso ter a versão mais recente da CNH, que tem um QR Code impresso no verso do documento – as CNHs com QR Code começaram a ser emitidas em março de 2017.

Aí só baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível na Google Play e App Store e correr para o abraço.

Segundo a SERPRO, mais de 26 milhões de brasileiros possuem o documento com QR Code e cerca de 620 mil CNHs digitais foram emitidas em todo o país.

Por medidas de segurança, o motorista ainda precisa fazer uma validação biométrica facial, usando a câmera de selfie do celular. Isso garante que o documento não seja acessado por terceiros.

Como emitir a CNH Digital

• Primeiro, baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível na para Android e iOS;

• Depois, faça o seu cadastro pelo app. Você receberá um e-mail e precisa ativar o cadastro por meio do link enviado;

• Em seguida, logue novamente no app e aperte em “adicionar documento”;

• A CNH Digital poderá ser emitida de três maneiras: “pelo celular”, “com certificado digital” e “sem certificado” (comparecimento ao Detran);

• Neste caso, a emissão é pelo celular. Será preciso ler o QR Code, que fica na parte interna da CNH em papel e fazer um teste de biometria;

• Depois desse teste, será necessário informar o número de telefone celular. Neste momento, será disponibilizada a CNH Digital no celular ou tablet.

• O aplicativo vai pedir para o usuário criar uma senha de quatro dígitos, uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. A CNH Digital poderá ser acessada pelo aparelho mesmo que você não tenha internet.

As vantagens da CNH Digital incluem a possibilidade de verificar, por meio do app seus pontos na carteira e a data de vencimento de seu documento; além disso, é possível apresentá-la à autoridades caso necessário. Em caso de roubo do smartphone, o motorista que tiver o Certificado Digital pode bloquear o documento diretamente no site do Detran.

Sair da versão mobile