Emojis com cores diferentes: estudo quer mudar hábitos das redes sociais

De acordo com os pesquisadores, as cores dos emojis de carinha podem ser interpretadas de maneira errada pelo destinatário, causando ruídos na comunicação
Cores emojis
Imagem: Markus Winkler/Unsplash/Reprodução

Os emojis se tornaram parte essencial da comunicação. Eles estão presentes nas redes sociais, aplicativos de mensagens e até mesmo em ferramentas de trabalho

Mas é preciso tomar cuidado: as cores dos emojis de carinha podem ser mal interpretadas por algumas pessoas, que acabam trocando o tom da mensagem ou vendo a atitude do remetente de forma errada. A ferramenta criada para facilitar acaba criando um ruído na comunicação.

Para evitar conflitos, pesquisadores da Liverpool Hope University, no Reino Unido, e da Universidade Joshibi de Arte e Design, no Japão, sugeriram uma maior cartela de cores para os emojis. De acordo com os cientistas, as emoções causam uma vasodilatação no rosto humano, o que facilita o fluxo sanguíneo para algumas áreas da pele e muda o nosso tom. 

Dessa forma, as pessoas acabam associando raiva, felicidade, tristeza, entre outros sentimentos a certas colorações.

Para provar a teoria, os pesquisadores realizaram testes com 50 voluntários japoneses com idades entre 18 e 23 anos. Os participantes precisavam associar carinhas de oito cores diferentes a raiva, tristeza, surpresa, felicidade e neutralidade. O estudo foi publicado no periódico i-Perception.

Cores dos emojis

Cartela de emojis usada no estudo. Imagem: Liverpool Hope University/Reprodução

Como era esperado, o emoji “raivoso” passava melhor sua mensagem quando usado em cores quentes, principalmente vermelho e laranja. Já o emoji “feliz” era melhor representado pelo amarelo e a “surpresa” pelo vermelho. A carinha “triste” era ainda mais triste quando usada em ciano ou azul, enquanto o “neutro” ia bem no cinza claro.

De acordo com os pesquisadores, as cores dos emojis representavam um terço do significado da emoção atribuída a eles. Da próxima vez que for usar o recurso em suas mensagens, escolha com cuidado.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas