A AgroBiothers Laboratoire, loja francesa de suprimentos para animais, suspendeu as vendas de aquários redondos para peixes dourados. De acordo com a empresa europeia, estes recipientes enlouquecem e matam os animais. 

Agora, a empresa irá comercializar apenas aquários retangulares e com capacidade superior a 15 litros. Isso porque colocar os peixes em pequenos vasos sem filtragem e oxigenação configura abuso animal.

“As pessoas compram um peixinho dourado para seus filhos por impulso, mas se soubessem o que é uma tortura, não o fariam. Girar e girar em uma pequena vasilha enlouquece os peixes e os mata rapidamente”, disse o CEO da AgroBiothers, Matthieu Lambeaux, à Reuters.

Muitas pessoas presumem que a vida curta dos peixes dourados é algo natural, mas essa concepção está errada. Estes seres podem viver até 30 anos e crescer cerca de 25 centímetros quando criados em grandes aquários ou lagos.

O espaço não é tudo. Como explicou Matthieu Lambeaux, os peixes dourados são seres sociais que precisam da companhia de outros peixes. Além disso, é necessário ter o mínimo de conhecimento e também equipamentos adequados para manter a água limpa e o espaço confortável para o animal.

Os aquários para peixes redondos já são proibidos em diversos países europeus, como a Alemanha, mas ainda não há legislação sobre o assunto na França. O CEO da empresa explicou: “Há demanda por aquários, mas a realidade é que damos às crianças a possibilidade de ver o peixe dourado morrer lentamente”.