Durante os últimos dias, grandes enchentes atingiram a França, Áustria e Alemanha, resultando em algumas fotos bem assustadoras, incluindo imagens surreais do Sena transbordando em Paris. O rio está começando a se aproximar do Museu do Louvre, que decidiu mudar de lugar algumas das suas obras de arte.

Tanto o Louvre quanto o Museu de Orsay vão ficar fechados nesta sexta-feira (3) para as instituições realizarem as precauções de emergência para garantir que os trabalhos sejam protegidos. Interessantemente, os museus se prepararam para esse tipo de desastre como parte do treinamento “enchente do século” conduzido no começo do ano. O Louvre vai precisar mover 250.000 obras para lugares mais altos.

Não se preocupe: é um vídeo da simulação.

A última grande enchente a atingir o país foi em 1920, mas a água ainda não está tão alta como chegou naquele episódio. Em 1910, as águas atingiram uma altura de 8 metros, enquanto neste ano o Sena está cerca de 5 metros mais alto do que o esperado.

paris-2

Via AP

É muito estranho ver paris desse jeito.

O presidente francês François Hollande declarou estado de emergência natural e disse esperar que o país tome coragem para agir contra a mudança climática.

[Reuters]

Foto de topo: AP/Thibault Camus