Mesmo com todas as melhoras recentes no Android Market, ainda é difícil encontrar apps novos e interessantes – e o fato de haver 200.000 apps na loja de apps do Google não ajuda na hora de escolher. Isso muda hoje.

No segundo dia da conferência Google I/O, a empresa apresentou ferramentas para descobrir novos apps no Market: lista de Top Apps, para mostrar quais apps são mais populares; Editor’s Choice, para mostrar apps selecionados pelo Google; Top Developers, para destacar os apps dos (150+) melhores desenvolvedores; Apps Relacionados, baseados no que você comprou antes; e Trending Apps, para saber quais apps são mais populares no momento em que você estiver procurando por novos apps.

Todas estas mudanças já estão no Android Market na web, e chegam em breve aos smartphones e tablets. E para o futuro, teremos em breve suporte a apps de até 4GB no Market; e a partir de junho os desenvolvedores poderão evitar que certos aparelhos vejam seus apps no Market, para evitar problemas de compatibilidade. Justo quando você achou que a fragmentação no Android estava começando a acabar! Bem, se seu aparelho não roda bem um app, melhor tirá-lo da sua frente que causar dores de cabeça. Se bem que um aviso (“Seu aparelho pode não rodar este app de forma adequada”) já estaria de bom tamanho. [Google Mobile Blog via Engadget]