_Saúde

Enfermeira antivacina injetou água com sal em idosos na Alemanha

A enfermeira teria postado conteúdo antivacinas no WhatsApp na mesma época em que ela estava trabalhando no centro de vacinação

Foto: Michael Sohn (AP)

Uma enfermeira na Alemanha foi acusada de dar solução salina para pelo menos 8.600 pessoas quando ela deveria estar administrando a vacina da Covid-19, de acordo com um relatório do Guardian. A enfermeira teria postado teorias de conspiração antivacinas nas redes sociais na mesma época em que trabalhava para a Cruz Vermelha, em março e abril deste ano.

Os receptores da vacina falsa são do distrito de Frísia, no norte da Alemanha, e principalmente idosos, um segmento da população que corre o maior risco de doença grave e morte por coronavírus.

A solução salina, que equivale a pouco mais do que água salgada, não é prejudicial quando injetada em pequenas doses, mas não ser vacinado durante uma pandemia apresenta um grande risco. As autoridades de saúde estão pedindo a todos que foram vacinados no Centro de Vacinação de Roffhausen que sejam vacinados novamente.

De acordo com alguns relatos, a enfermeira se recusa a cooperar com a polícia, o que torna ainda mais difícil determinar a extensão de sua suposta fraude.

“Como ela permanece em silêncio com a polícia, não sabemos em que medida a solução foi manipulada durante esse período”, disse Claudia Schröder, uma autoridade local de saúde pública na Alemanha, segundo o New Zealand Herald.

A enfermeira não identificada admitiu apenas seis casos de adulteração das vacinas que ela deveria estar desistindo, mas as autoridades acreditam que sejam muitos mais.

Do Washington Post :

A enfermeira, que não foi identificada publicamente, admitiu inicialmente ter dado injeções de solução salina em seis pacientes depois que as suspeitas foram levantadas em abril. Ela contou que fez isso para encobrir o fato de ter derrubado um frasco da vacina da Pfizer, informou o canal de televisão alemão NDR.

No entanto, desde que o teste de anticorpos foi realizado, suspeita-se que um grupo muito maior de pessoas tenha sido afetado. A polícia também descobriu que a mulher, que trabalhava com a Cruz Vermelha, compartilhou postagens céticas sobre a vacina nas redes sociais, disse o NDR.

A enfermeira teria postado conteúdo antivacinas no WhatsApp bem na época em que ela estava trabalhando no centro de vacinação.

“Nós então encontramos três ou quatro de suas conversas no WhatsApp de 21 de abril, pouco antes do ato, então suspeitamos que ela tenha feito isso”, disse o policial de Wilhelmshaven, Peter Beer, ao Euronews. Não está claro se a enfermeira foi presa ou sequer acusada de algum crime.

A Alemanha vacinou totalmente 55,61% de sua população contra a Covid-19, de acordo com a Universidade Johns Hopkins, a 23ª melhor taxa do mundo. Mas ainda existem vários grupos de ativistas antivacinas no país que organizam protestos contra quaisquer restrições postas em prática para mitigar a disseminação do vírus. Os EUA vacinaram 50,91% de sua população, colocando-a na 30ª posição mundial.

O país anunciou uma série de novas medidas nesta semana em um esforço para vacinar mais pessoas. O governo vai parar de oferecer testes rápidos gratuitos de Covid-19 em 11 de outubro, forçando os não vacinados a pagar por seus próprios testes. Mas quem sabe como isso vai funcionar.

 

Sair da versão mobile