_WTF

Ex-engenheiro da NASA faz pacote falso com bomba de glitter para pegar ladrão de encomenda

Roubos de pacotes de entrega são um problema nos EUA. Por lá, caixas da Amazon e de outras lojas são deixadas do lado de fora de casa, e como as residências não têm portões, fica fácil para  qualquer um entrar no quintal e pegar o produto. Depois de ter sido roubado e não ter recebido […]

Reprodução: YouTube

Roubos de pacotes de entrega são um problema nos EUA. Por lá, caixas da Amazon e de outras lojas são deixadas do lado de fora de casa, e como as residências não têm portões, fica fácil para  qualquer um entrar no quintal e pegar o produto. Depois de ter sido roubado e não ter recebido ajuda da polícia, um ex-engenheiro da NASA decidiu fazer justiça de um modo bem elaborado: ele construiu uma armadilha robótica que dispara glitter e a colocou em um pacote falso.

• Numa tacada, a Amazon lançou um micro-ondas, um monte de alto-falantes e um caminhão de gadgets

Hoje youtubber, Mark Rober foi engenheiro da NASA por quase uma década e participou do projeto para construir o rover Curiosity, que hoje está em Marte. Mesmo em seu período na agência espacial, ele contribuiu com algumas ideias malucas, como um equipamento para gravar imagens em “bullet time”. Ou seja, se tem alguém gabaritado para pensar em uma coisa dessas, é ele.

A bugiganga inventada por Rober levou seis meses para ser desenvolvida e construída. Ela é uma caixa com quatro smartphones escondidos, que são usados para filmar o que acontece ao abrir o pacote falso, fazer upload do vídeo e dar a localização usando o GPS.

No topo, um compartimento giratório faz glitter voar. A caixa também conta “spray de cheiro de pum” é disparado a cada 30 segundos, para tornar o cheiro insuportável e forçar o meliante a abandoná-la. O equipamento é todo controlado por um chip e programado para disparar apenas ao sair da casa de Rober.

No vídeo de mais de dez minutos, o engenheiro mostra todo o processo de fabricação e alguns “espertinhos” que caíram na trama.

A iniciativa de Rober não é a única do tipo, porém. A polícia de Nova Jersey e a Amazon uniram forças e colocaram caixas falsas com localizadores GPS e câmeras para pegar ladrões de encomendas — uma delas, segundo a BBC, foi roubada apenas três minutos depois de ter sido entregue. A varejista também lançou um serviço chamado Amazon Key para quem tem fechaduras inteligentes da companhia. Com ele, é possível autorizar o entregador a abrir a porta para deixar o pacote são e salvo dentro de casa.

[YouTube via Fast Company e BBC]

Sair da versão mobile