_Tecnologia

Enquanto o Discografias cai, Legendas.TV contra-ataca

No mesmo dia em que a saída da comunidade Discografias do ar por pressão da APCM foi notícia, os fãs de música, seriados e filmes mostram que também não estão para brincadeira. Primeiro, com a criação de comunidades alternativas no Orkut que em minutos já angariaram milhares de usuários. Agora, no comecinho da noite, o pessoal do Legendas.TV anunciou sua entrada em operação em um novo datacenter para manter o site - que traz apenas legendas em português - no ar. Saiba mais sobre a polêmica.

No mesmo dia em que a saída da comunidade Discografias do ar por pressão da APCM foi notícia, os fãs de música, seriados e filmes mostram que também não estão para brincadeira. Primeiro, com a criação de comunidades alternativas no Orkut que em minutos já angariaram milhares de usuários. Agora, no comecinho da noite, o pessoal do Legendas.TV anunciou sua entrada em operação em um novo datacenter para manter o site – que traz apenas legendas em português – no ar.

Munidos de muita coragem, e com o aval de milhares de internautas, os administradores do serviço garantem que agora não terão mais problemas – o hospedeiro anterior do serviço, após receber uma notificação da mesma APCM, havia bloqueado o acesso ao endereço. Mais: segundo o Legendas.TV, a associação tentou por pelo menos duas vezes se passar por um doador do site (que mantém uma campanha para custear suas atividades com a ajuda dos usuários) para tentar obter mais informações sobre as suas atividades. Leia a íntegra do comunicado:

 

Concluída migração para novo datacenter
16/03/2009 at 18:21 | In Uncategorized |

Já estamos operando do novo Datacenter “X” há algumas semanas. É certo que não teremos mais problemas no datacenter ocasionados pela APCM. Segundo o que nos foi confidenciado, agora a APCM está articulando um processo contra os responsáveis pelo Legendas.tv (aguardemos que se inicie o devido processo legal para começarmos a pensar no assunto) e está particularmente interessada nas doações efetuadas pelos usuários para a compra de um servidor.

Por este motivo não entraremos em contato por e-mail com os doadores (detectamos ao menos 2 “doações” da APCM para tentar obter mais dados sobre nós), por enquanto, cedendo cópias detalhadas sobre as doações por questão de segurança. Abaixo estão discriminados os valores arrecadados e os custos envolvidos na manutenção do site desde que ele saiu do ar até a presente data.

Arrecadação
PagSeguro Real
Valor bruto 5686
Taxas administrativas -303,22
Valor líquido 5382,78

PayPal Dólar
Valor bruto 4203,83
Taxas administrativas -224,96
Valor líquido 3978,87

Retiradas
Descrição Valor Moeda
Servidor Dell -3667,77 – Dólar
1 mês hospedagem Leaseweb -155,03 – Dólar
1 mês hospedagem Datacenter “X” -300,00 – Dólar

O restante do valor arrecadado será usado para pagar as mensalidades do novo datacenter. Optamos por não fazer o pagamento de 8 meses antecipadamente pois a mensalidade não é fixa, dependendo do quanto de tráfego terá o site no mês em questão. 

O Legendas.TV defende que apenas fornece as legendas para filmes e seriados, ao contrário da APCM, que acusa o site de ser um tracker.

Vale aqui uma longa discussão: você acha certo os canais a cabo obrigarem seu público a assistir a programação dublada, sem opção de tecla SAP com legenda? Acham que tirar um serviço que fornece legendas do ar vai impedir o download de filmes e seriados? Acham que atirando para todos os lados – daqui a pouco podem tirar do ar seu blog por causa de um vídeo qualquer que você pegou no YouTube – a APCM vai conseguir combater a pirataria?  Acham que algum dia as gravadoras e emissoras entenderão como é o novo cenário da mídia? Se joguem nos comentários.

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Sair da versão mobile