Sophie andava com o namorado Mason Billington, ambos de 14 anos (sim, a Inglaterra está moralmente perdida. Onde já se viu!), e quando uma tempestade de raios começou a apertar, eles fizeram o que o Manual do Escoteiro-Mirim me ensinou a não fazer: buscaram refúgio embaixo de uma árvore. Um raio atingiu a árvore onde os dois estavam encostados, que desmaiaram. Onde o iPod entra na história? Pela reportagem do The Sun traduzida pela Época Negócios, da seguinte forma:
Segundo um especialista do Centro de Meteorologia do Reino Unido, Paul Knightley, o que deve ter acontecido é que a árvore foi atingida por um raio, que então passou para os adolescentes através das roupas molhadas. Ele disse que o raio sempre procura o caminho mais fácil para chegar ao solo e o metal no iPod de Sophie funcionou como condutor.
Também por causa dos fios a menina sofreu queimaduras no tórax, mas isso não é tão chamativo quanto "iPod salva menina". O rapaz ainda está no hospital, se recuperando, mas parece ter sofrido danos na visão. Ele não portava um Zune, ao contrário do que foi dito antes pela mídia sensacionalista. [The News Bizarre e The Sun via Época Negócios]