Não se assuste: os shoppings tendem a colocar a decoração natalina cada vez mais cedo, ano após ano. Mas isso também simboliza que o bom velhinho está chegando cheio de marra num trenó muito louco, e para a maioria dos geeks, o sonho de consumo se concentra principalmente nos smartphones. Mas, veja só, que extensa e bela lista de aparelhos o Brasil finalmente tem. Opções para todos os gostos, cores e sabores para vocês, que parecem criança na frente de um desses aparelhos revolucionários. Mas qual deles fez seus olhos realmente brilharem e conquistou seu coração?

São várias frentes para tentar conquistar seu bolso – imagine um “ringue” nas ruas do jogo Warriors e continue lendo. A Nokia hoje deu seu brado retumbante avisando que está de volta e que confia bastante no Symbian^3 ainda, apesar de admitir que aparelhos com Meego devem chegar até o fim do ano. Mesmo assim, são 4 modelos no total: N8, E7, C6 e C7. Oficialmente, nós já sabemos que o N8 chega no país em breve, mas é bem possível que nos próximos meses os três mosqueteiros aterrissem por aqui.



Se a Nokia está sozinha no mercado do Symbian, não podemos dizer o mesmo do Android. A Samsung já colocou nas prateleiras seu carro-chefe dos smartphones, o Samsung Galaxy S. O novo topo de linha da empresa também é conhecido por aqui como o Android mais completo no país atualmente, mas também aquele com o preço mais salgado: foi anunciado por R$2.399. Mas, sabe como é, em tempos de Papai Noel, preços despencam e lojas fazem de tudo para vender mais. Outra empresa que promete novidades com o robôzinho verde é a Motorola, que por enquanto manteve o juramento de lançar um aparelho por mês com o sistema até o final do ano. A expectativa é que nos próximos meses nós recebamos o Droid 2 e, cruzem os dedos, o Droid X. E não dá para esquecer aparelhos como o Sony Ericsson X10, que também agradou muita gente e deve balançar corações na época de festas.

E não podemos descartar a possibilidade de um Windows Phone 7 desembarcar por aqui. O novo sistema operacional da Microsoft deverá ser anunciado mês que vem e, se o pessoal aqui no Brasil realmente quiser colocar pelo menos um aparelho à venda até o fim do ano, nós acreditamos que é possível. Mesmo assim, sabemos que os primeiros investimentos pesados deverão ser nos EUA, mas não custa sonhar um pouco, já que estamos falando de Natal. E a empresa que parece mais antenada com o WP7 é a Samsung, que já até fez um modelo para teste para desenvolvedores, mas não seria estranho um possível aparelho da LG surgisse também.

Se esse cenário já agradaria muita gente, nada melhor do que jogar o iPhone 4 na disputa também. O smartphone da Apple, que apesar dos problemas de antena, é sem dúvida um dos smartphones mais potentes e interessantes nos dias de hoje, chega ao Brasil na sexta-feira – cercado de boatos sobre seu possível preço de R$1.899. E conhecendo a relação do mercado brasileiro com os smartphones da Apple, as chances do aparelho entrarem no bolso de muita gente é bem real. Assim, considerando que todos os smartphones citados estarão nessa faixa de preço – talvez o único que fuja seja o N8, que segundo informações, terá um preço mais agressivo – qual deles mais te apetece na hora que o trenó entrar pela sua chaminé e esvaziar sua carteira?