Kudo Tsunoda, da Microsoft, é um dos caras no comando do HoloLens, um headset que permite ver objetos virtuais como se eles existissem no mundo real. Durante a E3 2015, ele me falou um pouco do que podemos esperar do computador holográfico da Microsoft quando ele for lançado – e ele admite que uma funcionalidade importante ainda precisa ser aperfeiçoada.

Qualquer jornalista que testou o HoloLens vai falar a mesma coisa. É uma experiência magnífica – até você olhar para algum dos lados e os hologramas desaparecerem. O display transparente do HoloLens tem um campo de visão ridiculamente pequeno, o que significa que os objetos virtuais só aparecem bem no centro da sua visão.

Infelizmente, de acordo com Tsunoda, isso não deve melhorar a tempo do lançamento do gadget. Confira uma rápida entrevista com ele:

Gizmodo: Tem alguma forma tecnológica de solucionar o problema do campo de visão, ou esse é o campo de visão que vocês queriam para a primeira versão do dispositivo?

Tsunoda: Nenhum desses dispositivos que temos está finalizado. Então as coisas progridem com o passar do tempo, conforme finalizamos o hardware, e aí você verá algumas coisas mudarem.

O campo de visão no dispositivo que você vê hoje… certamente não é o final, mas eu não esperaria nenhuma diferença gritante no campo de visão que temos agora. Então eu acho realmente que vamos fazer coisas boas conforme projetamos as experiências, usando coisas como áudio espacial para dar indícios do que está acontecendo ao seu redor. Não é o final, mas eu diria que não teremos uma diferença drástica na versão final a partir do que temos hoje.

Microsoft HoloLens

Para que uma pessoa comum vai querer comprar um HoloLens – ou seja, se não for funcionário da NASA e nem um gamer hardcore desesperado para ter todos os periféricos de ponta?

Tsunoda: O Microsoft HoloLens não é um periférico para jogos, ele é completamente independente, então você não precisa ligar o HoloLens a nada. É um computador holográfico independente. É como se eu perguntasse “ei, qual é a principal coisa que você vai fazer quando comprar um PC?”

Pessoas diferentes fazem coisas diferentes com PCs. Gamers adoram usá-los para jogar. Outras pessoas podem preferir usar o Skype. Outras vão querer aprender coisas novas, e é mais ou menos por aí que pensamos no HoloLens. Não se trata de dizer “aqui está o que as pessoas vão fazer”, e sim de um dispositivo com múltiplas propostas que realmente permite fazer qualquer coisa. Agora você é capaz de fazer coisas em uma nova mídia com hologramas.

Já vimos isso em PCs, smartphones e tablets. Algumas formas específicas de uso acabam se destacando em relação às demais. Você pode criar um app para qualquer coisa no seu smartphone, mas a maioria das pessoas só vai usar esse aparelho para algumas coisas. Quais são os usos que você pensa, nesse momento, que serão mais comuns para usuários médios?

Tsunoda: Acho que você está correto quando diz que algumas categorias de coisas obviamente se destacam mais do que outras. Coisas como comunicação com outras pessoas, ferramentas de produtividade, ser capaz de aprender, criar ou se entreter. Esses são alguns dos principais usos de um PC, e essas são as coisas que você nos vê mostrando e destacando com o Microsoft HoloLens.

1309087884646657168

Estou fazendo exatamente as mesmas coisas que faço no meu PC, ou coisas um pouco diferentes?

Tsunoda: Qualquer app universal de Windows poderá ser usado com o HoloLens, e estamos criando algumas experiências holográficas únicas que você será capaz de usar também. Então você terá uma mistura dessas coisas.

Mas não no meu desktop, eu não vou ver minha área de trabalho do Windows nele e conseguir puxar qualquer um dos meus apps e janelas do computador para o HoloLens, certo?

Tsunoda: Se forem apps universais você poderá tê-los no HoloLens, mas com a natureza das coisas que estamos personalizando (para a área de trabalho). Obviamente teremos um desktop mais familiar e amigável, mas customizamos algumas coisas para o ambiente holográfico para que pessoas tenham a melhor experiência de usuário. Será bastante parecido com o Windows tradicional.

Microsoft HoloLens

Quando poderemos comprar um HoloLens?

Tsunoda: Estamos falando em entregar o Microsoft HoloLens e os hologramas dentro do calendário do Windows 10. Com o Windows 10 chegando no fim de julho, ele não será lançado junto, mas não falamos de uma espera de anos até sua estreia.

Então não é o Windows 10.5 nem o 10.8, pode ser o 10.1 ou o 10.0?

Tsunoda: Será dentro do calendário do Windows 10, mas não demorará tanto tempo assim.