O Google publicou uma extensão do Chrome que permite compartilhar URLs de uma forma interessante. Clique em um botão e um ruído dos alto-falantes do seu computador envia o link para outros dispositivos próximos.

O pequeno software chamado Tone é inspirado no fato que “enquanto métodos de comunicação digital como email e chat tornaram infinitamente mais fácil, barato e rápido compartilhar coisas com pessoas do outro lado do mundo, eles tornaram muito mais complicado compartilhar coisas com pessoas do nosso lado”. Para solucionar este problema, uma equipe do Google montou uma versão rápida e bruta do Tone para enviar links por áudio — e ela funcionou tão bem que decidiram trabalhar nela para trazê-la ao público.



O resultado é a extensão para o navegador Chrome chamada Tone que deve ser instalada tanto no computador que envia o link como nos dispositivos que irão recebê-lo. A equipe do Google substituiu o som original — “uma transmissão de áudio eficiente com um som horrível” — com um uma versão ultrasônica e outra de frequência dual-tone. Os engenheiros afirmam que o Tone é “confiável para distâncias curtas na maior parte dos ambientes, mesmo com volumes baixos”.

Ele não é perfeito, no entanto: da mesma maneira que você muitas vezes não entende o que um colega falou, o Tone nem sempre pega o link, seja por volume, sensibilidade do microfone ou do ambiente o qual ele é usado. Tem também o pequeno detalhe de que o microfone do seu computador precisa estar ligado o tempo inteiro para capturar os sons do Tone — algo que com certeza fará com que os defensores da privacidade reclamem.

Mas tirando esses detalhes, é uma forma divertida de solucionar um problema — mesmo que ele não seja exatamente um problema de verdade. Você pode instalar a extensão neste link. [Tone via VentureBeat]