Tadinho do webOS, dá tudo errado para ele. O The Verge informa que boa parte da equipe responsável pelo webOS está deixando a HP e indo para o Google.

De acordo com o The Verge, a maior parte da equipe que trabalha no Enyo, um framework baseado em HTML5 que estreou no tablet TouchPad, está indo para o Google. Ontem, a HP disse que vai eliminar 27.000 funcionários até 2014.

A HP explicou: não é a equipe inteira que está deixando a empresa, mas funcionários de nível sênior – incluindo o líder do projeto Enyo – com certeza vão sair. A HP também explicou que, para ela, isto não vai afetar o futuro do projeto Open webOS, cujo código deve ser disponibilizado até setembro. Então tá, HP.

Ainda não se sabe o que a equipe vai fazer no Google, mas faz sentido imaginar que eles devem trabalhar no Android, dado o histórico deles no webOS. Talvez vejamos mais apps baseados em HTML5, algo no qual o Android ainda não aposta forte – ao contrário de sistemas como Boot to Gecko (da Mozilla), Tizen (sucessor do MeeGo) e Windows 8.

Ano passado, o Google contratou Matias Duarte, líder da equipe de design que fez o webOS – e vimos seu trabalho no Ice Cream Sandwich. Se o webOS não dá certo, pelo menos que suas boas ideias continuem a viver. [The Verge]