_Saúde

Erro em indústria farmacêutica faz bebês desenvolverem “síndrome do lobisomem” na Espanha

Um erro de medicamentos deixou vários pais na Espanha lutando para descobrir por que seus filhos estavam com pelos crescendo por todo o corpo. Pelo menos 17 crianças na Espanha começaram recentemente a mostrar sintomas de “síndrome de lobisomem” ou hipertricose, disse o Ministério da Saúde espanhol ao El País e à Agence France-Presse. “A […]

Imagem: Getty

Um erro de medicamentos deixou vários pais na Espanha lutando para descobrir por que seus filhos estavam com pelos crescendo por todo o corpo.

Pelo menos 17 crianças na Espanha começaram recentemente a mostrar sintomas de “síndrome de lobisomem” ou hipertricose, disse o Ministério da Saúde espanhol ao El País e à Agence France-Presse.

“A testa, as bochechas, os braços e as pernas e as mãos do meu filho ficaram cobertas de cabelo”, disse Ángela Selles, mãe de um menino de seis meses, ao El País.

Outra mãe, que não quis se identificar, disse ao jornal espanhol que sentiu “angústia” ao passar de médico para médico, tentando entender a transformação de seu filho de três meses. “Fomos ao pediatra e eles nos disseram que poderia ser algo genético ou relacionado ao metabolismo dele. Tivemos que começar a procurar especialistas para descartar várias síndromes e condições raras”, disse ela ao El País.

Petrus Gonsalvus, ou Pedro González, nascido em Tenerife em 1537, foi o primeiro caso registrado de hipertricose da história. Imagem: anônimo, sob domínio público

A Agência Espanhola de Medicamentos e Dispositivos Médicos (AEMPS, na sigla em espanhol) investigou o surto alarmante e descobriu que todas as crianças haviam tomado o que seus cuidadores acreditavam ser um remédio para refluxo gástrico. Eles rastrearam o remédio até a FarmaQuimica Sur, uma fábrica farmacêutica com sede em Málaga, no sul da Espanha.

A AEMPS disse ao El País que a agência descobriu que uma remessa em massa do remédio para refluxo gástrico veio da Índia devidamente rotulada, mas quando foi dividida e reembalada, os trabalhadores usaram os materiais de descrição incorretos. O que foi rotulado como medicamento para refluxo gástrico, omeprazol, era na verdade minoxidil, que trata a perda de cabelo.

A operação FarmaQuimica Sur foi encerrada na terça-feira por não atender aos “padrões de controle da produção de medicamentos”, disse a AEMPS ao El País. A fábrica recebeu seis meses para corrigir os problemas descobertos na investigação, ou ela terá sua autorização de produção farmacêutica revogada.

Em um comunicado sobre a retirada do omeprazol do mercado, o Ministério da Saúde espanhol disse esperar que os sintomas da hipertricose sejam revertidos após interromper o uso do minoxidil.

Os pais que conversaram com o El País disseram que os pelos do corpo começaram a cair. O efeito colateral mais preocupante do minoxidil são as complicações cardíacas.

As autoridades planejam estudar o surto para saber mais sobre o efeito do minoxidil em bebês.

Sair da versão mobile