Alguns trolls do fórum de política do 4Chan perceberam um erro curioso no YouTube nesta semana, o que permitiu que eles bagunçassem o contador de inscritos de qualquer canal. Hoje (9), a conta do Twitter do YouTube anunciou que, sim, tem um bug afetando a contagem de inscritos.

O pessoal do 4Chan percebeu que eles poderiam atacar qualquer canal que odeiam, simplesmente se inscrevendo e logo em seguida cancelando a inscrição. O motivo? Cada cancelamento conta como dois e o processo pode ser repetido diversas vezes. Assim, o demonstrativo caía rapidamente.

Na verdade, essa ação não fazia nada além de deixar o dono do canal em um ataque de pânico. “Nenhum inscrito real foi perdido, apenas a contagem que está incorreta no momento. Estamos trabalhando para consertar os números”, escreveu a equipe do YouTube.

Mas a descoberta do bug é importante pelo fato de ser uma brecha absurdamente fácil de se usar, aumentando a paranoia sobre as práticas secretas do YouTube. Grandes produtores reclamam frequentemente sobre as quedas misteriosas no contador de inscritos ou anormalidades nos pagamentos que recebem da plataforma. A companhia sempre diz que está tudo normal. A transparência dos desenvolvedores neste bug e a ação rápida para consertá-lo pode fazer os YouTubers relaxaram ou talvez os torne ainda mais paranóicos.