
Erupção surpresa do Etna provoca correria de turistas na Itália

Nesta segunda-feira (02), uma erupção surpresa do Etna, enorme vulcão na Sicília, ilha no sul da Itália, deixou turistas em choque após expelir lava e cinzas em um fluxo caótico.
Apesar do susto, o Instituto de Geofísica e Vulcanologia da Itália (IGNV) afirmou não haver relatos de risco à população local.
Aliás, o departamento do Etna no IGNV, que monitora diariamente as atividades do vulcão, identificou “explosões de intensidade crescente em um ritmo quase contínuo” na manhã desta segunda (2).
Ao meio-dia, no horário da Itália, o IGNV publicou no Facebook que a erupção da cratera sudeste do Etna “virou uma fonte de lava”. O departamento postou imagens de infravermelho mostrando um fluxo de lava descendo pela enorme montanha.
Anteriormente, o IGNV postou vídeos que mostravam uma enorme pluma de fumaça e cinzas e revelou que a única área de perigo era no pico do vulcão.
Desse modo, após a erupção, o governo da Itália bloqueou o acesso de turistas ao pico do Etna. Um vídeo mostra turistas em correria seguindo uma trilha ao lado do vulcão logo após a erupção. Veja:
Além disso, a erupção surpresa do Etna fez mais de 15 mil turistas ficarem presos na Sicília após autoridades da Itália cancelarem diversos voos.
O aeroporto de Catânia, o maior da Sicília, teve voos cancelados e com atrasos devido à erupção do Etna. O governo “bloqueou” o acesso ao espaço aéreo da região, atrasando também a chegada de aviões no aeroporto para cinco aeronaves por hora.
Autoridades locais afirmam que a erupção desta segunda-feira (2) é a mais poderosa do Etna desde fevereiro de 2021. Stefano Branca, diretor do IGNV, descreveu a erupção como “atividade vulcânica intensa”.
Você também pode acompanhar ao vivo a erupção do Etna desta segunda-feira, o vulcão mais ativo da Europa: