_Ciência

Erupções do Sol e eclipse em Marte: as novas imagens divulgadas pela NASA

Confira vídeo da lua Fobos de Marte, 157 vezes menor que o satélite terrestre, gradualmente cobrindo o Sol

Imagens NASA

Imagem: NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS/SSI/Reprodução

A semana foi agitada para os cientistas da NASA. Nos últimos dias, a agência espacial divulgou não apenas imagens de erupções solares, mas também um vídeo incrível capturado pelo rover Perseverance de um eclipse solar em Marte.

Vamos por partes. As imagens da erupção solar foram capturadas pela sonda Solar Dynamics Observatory da NASA na última quarta-feira (20). É possível ver nas imagens a coroa do Sol – sua região mais externa e brilhante – ejetando plasma e radiação magnética no espaço. Confira:

Erupções solares capturadas por sonda da NASA. Imagem: SDO/NASA/Reprodução

A NASA descreve as erupções solares como poderosas explosões de energia, capazes de  afetar as comunicações de rádio, redes de energia elétrica, sinais de navegação e representar riscos para naves espaciais e astronautas. Essa tempestade solar, no entanto, não parece ter causado problemas graves à Terra.

Em seguida, temos o vídeo de um eclipse solar em Marte. Na imagem, é possível ver a lua Fobos gradualmente cobrindo o estrelão. O satélite é cerca de 157 vezes menor que a lua da Terra, e causa apenas uma sombrinha no Sol. Confira:

As imagens foram feitas pela câmera Mastcam-Z do rover Perseverance, da NASA. O eclipse aconteceu no dia 2 de abril e durou pouco mais de 40 segundos. De acordo com a agência espacial, esse é o vídeo mais ampliado e com maior taxa de quadros do fenômeno obtido até hoje.

A gravidade de Fobos acaba “puxando” a superfície do planeta vermelho, modificando sua crosta e manto. As novas observações podem ajudar os cientistas a entender melhor a órbita da lua e como ela influencia na formação de Marte.

Sair da versão mobile