_Drones

Escola de samba usará 450 drones em apresentação nesta segunda

A escola de samba Portela fará uso de 450 pequenos drones em formato de águia na apresentação desta segunda-feira (16) na Sapucaí.

Esta noite a escola de samba Portela usará drones em seu desfile pelo segundo ano consecutivo. Marcado para a noite desta segunda (16), o desfile fará uso de 450 pequenos drones em formato de águia para celebrar o aniversário de 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, além de deixar a marca da escola, a águia, na memória — e mãos — dos espectadores.

De acordo com informações da Info, os pequenos drones em formato de águia serão lançados antes da entrada da comissão de frente, para evitar possíveis acidentes com os carros alegóricos e outros componentes da apresentação. As “aves” alcançam até 30 metros de altura e, ao fim da apresentação, serão entregues como forma de recordação a membros da plateia.

Em 2014, a Portela já fazia uso da tecnologia, com drones também em formato de águia. As diferenças, no entanto, estão no número — e no tamanho — dos drones usados. Enquanto na apresentação de hoje 450 deles serão colocados em ação, em 2014 a escola de samba fez uso de apenas um drone: de 4,5 quilos e mais caro que um carro popular, segundo informações do G1. Este drone foi construído em apenas três meses e deveria ser apresentado apenas neste ano, e não em 2014. Por medidas de segurança, ele sobrevoou apenas seis dos 500 metros que poderia atingir e sempre dentro de uma espécie de cordão de isolamento.

Roberto Tascheri, um dos membros da equipe que montou a águia-drone, já planejava continuar o uso da tecnologia este ano. “A nossa ideia é impressionar ainda mais em 2015”, disse ano passado ao G1. A Portela se apresenta hoje com os 450 drones, a partir das 22h35 no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. [Info, G1, MaisCarnaval, AV Air Films]

Sair da versão mobile