Crianças não costumam cuidar dos dentes porque 1) é chato; 2) eles são de leite, e leite é gostoso; 3) eles vão cair de qualquer jeito. A Philips acha que é possível fazer a molecada achar divertido escovar os dentes, e por 2 minutos, como recomendam os dentistas. Tudo através da tecnologia presente nesta escova.

A Sonicare for Kids tem o que você espera de uma dessas escovas de dente elétricas: níveis variados de intensidade, cerdas e base trocáveis e adaptadas para o tamanho dos dentes, empunhadura bla bla bla.

O que importa na versão para crianças é que ela faz uns barulhinhos divertidos enquanto você escova e um especial quando se chega aos 2 minutos, como se fosse um "missão cumprida". Então a criança é treinada a escovar até ouvir o tema da vitória, porque barulhinhos são divertidos.

Há um truque, e ele não envolve choques. Obviamente as crianças não vão escovar por 2 minutos logo na primeira vez. Então o tema da vitória toca na primeira escovada quando a criança escova por 30 segundos. A mãe fala: "muito bem, campeão. Quando você ouvir o barulho, você para". O moleque, ingênuo: "Parece fácil. É rápido". Mas, no segundo dia, a escova só faz o barulhinho depois de 31 segundos. E vai aumentando progressivamente e automaticamente até chegar aos 2 minutos. A criança, já acostumada irá continuar escovando até ouvir o som de achievement unlocked.

O sistema é meio à prova de trapaças, porque há um sensor de contato das cerdas com os dentes, então não dá para ligar a escova e deixá-la na pia até a música.

Simples, não? A Philips, que diz ter testado isso um bocado antes de colocar no mercado, acha que funciona. O conceito pelo menos faz sentido, já que crianças se comportam como ratos de laboratório boa parte do tempo. A Sonicare for Kids está chegando agora ao mercado europeu e deve aparecer no Brasil ainda este ano, sem preço definido.

* O Gizmodo viajou a Barcelona para conhecer a linha 2010 da Philips a convite da Philips. E viu coisas estranhas na praia.