_Ciência

É sério, a L’Oreal fez uma escova de cabelo inteligente

A L’Oréal desenvolveu uma escova de cabelo smart que pode dizer mais sobre a saúde da sua juba do que o seu cabelereiro.

Nem todo dispositivo precisa ser smart. Você realmente quer que a sua torradeira mande mensagens sempre que o seu pão queimar? Mas a Withings e a Kérastase, a linha de produtos profissionais da L’Oréal, desenvolveram uma escova de cabelo smart que pode dizer mais sobre a saúde da sua juba do que o seu cabelereiro.

• Cientistas descobrem gene responsável pelo embranquecimento do cabelo
• É possível que pintar o cabelo não seja algo exatamente inofensivo

Inúmeros fatores podem contribuir para a saúde e cuidado do seu cabelo, incluindo como você maneja a sua escova. Se você usa força demais, por exemplo pode contribuir para o surgimento de pontas duplas. Mas com a Kérastase Hair Coach Powered by Withings, e um aplicativo de celular grátis que a acompanha, você vai ter um relatório detalhado não apenas do estado do seu cabelo, mas também como cuidar melhor dele.

Então o que qualifica a Kérastase Hair Coach Brush enquanto ‘smart’? Uma surpreendente quantidade de tecnologia que vem dentro da escova. Tem um microfone que ouve o som do seu cabelo enquanto você o escova para identificar padrões corretos ou incorretos na sua técnica.

Esse microfone também funciona ao lado de um sensor de pressão de três eixos que pode medir a força da escovação contra o seu cabelo e couro cabeludo, dando retorno háptico imediato se você estiver escovando forte demais, enquanto um acelerômetro e um giroscópio contam o número de escovadas durante sua rotina matinal. Existem até sensores de condutividade que identificam se o seu cabelo está molhado ou seco, para que a escova à prova d’água possa ajustar as técnicas da sua análise de acordo.

Todos os dados recolhidos pela Kérastase Hair Coach Brush são repassados para o aplicativo que a acompanha através do wi-fi ou Bluetooth, que coleta dados complementares do ambiente, como temperatura, umidade, UV e vento, de previsões metereológicas locais, para dar aos seus usuários uma pontuação geral da qualidade do cabelo, e também dicas de como melhorar seus hábitos de escovação para melhorar sua saúde capilar.

Como a L’Oréal desempenhou um papel importante no desenvolvimento da escova smart, o aplicativo também faz recomendações de que produtos de cuidado capilar da Kérastase o usuário deveria comprar e usar. Então em adição a gastar cerca de US$ 200 – cerca de R$ 650 na cotação atual – quando ela estiver disponível em meados de 2017, a escova smart também coloca anúncios da L’Oréal no seu telefone, o que é um saco. Mas não existe motivo para você não procurar produtos equivalentes aos da Kérastase se apenas mudar a sua rotina de escovação não melhorar a saúde do seu cabelo.

[Withings]

Sair da versão mobile