_Tecnologia

Especialistas projetam como serão os smartphones de 2030

Entrevistamos um painel de especialistas sobre como o smartphone pode ser nos próximos 10 anos, e eles estavam otimistas de que as coisas mudem significativamente

Imagem: Benjamin Currie/Gizmodo

Se você perguntasse a um painel de especialistas há 10 anos como seriam os smartphones em uma década, teria obtido todos os tipos de respostas selvagens. Lembre-se de que, em 2001, o maior destaque da tecnologia de telefonia celular era o Nokia 8250, cujo principal ponto de venda era seu display colorido. Em vez de preto e branco, a tela do telefone era azul. Na época, isso era enorme. Olhando para trás, é surpreendente que passamos disso para o iPhone em apenas seis anos. Dado um salto evolutivo dessa magnitude, quem poderia dizer então o que aconteceria com mais 10? Os smartphones, como os conhecemos, ainda existirão?

No Giz Responde desta semana, entrevistamos um painel de especialistas sobre como o smartphone pode ser nos próximos 10 anos, e eles estavam otimistas de que as coisas mudem significativamente. Quão significativas serão essas mudanças? Leia abaixo para descobrir.

Audrey Lankford Barnes

Professora de Desenho Industrial na James Madison University

Em geral, o telefone como o conhecemos é um artefato ditado pela tecnologia do início a meados dos anos 2000. Não queremos as caixas pretas em nossas bolsas e bolsos. Queremos acesso, comunicação e conexão. Conforme a tecnologia avança, o mesmo acontece com a forma e a capacidade de nossos dispositivos.

O futuro do smartphone – ou dispositivo(s) de conexão – dependerá de um envolvimento mais profundo em termos sensoriais como humanos. À medida que a realidade virtual e aumentada (VR/AR) se torna uma realidade estendida (XR) mais verdadeira e holística, a capacidade de sobrepor e ampliar nossa realidade  e as redes sociais com experiências visuais, sonoras, táteis, etc. é vasta. Já existem materiais flexíveis, telas escaláveis, projeção retinal e holográfica, smartwatches e óculos e implantes biônicos. Em 10 anos, eles terão sido refinados e expandidos da mesma forma que o telefone foi na última década. Provavelmente mais rápido. Quando você sobrepõe avanços em reconhecimento facial (humano), conexões sem fio e computação quântica, os meios de conexão podem ser incorporados em qualquer lugar. Chegamos a um ponto em que podemos não precisar mais carregar dispositivos.

Parece legal, certo? Eu seria negligente se não apontasse também o fato de que, como muitas pessoas, tenho dificuldades com o que considero um vício substancial em smartphones. É a primeira e a última coisa que toco todos os dias. Eu me pergunto se chegará um ponto em que nós, humanos, decidiremos que podemos subsistir, até mesmo prosperar, sem estarmos constantemente conectados, rastreados, quantificados, estimulados, informados e engajados. Quando se trata de dopamina, os humanos não são os melhores em tomar decisões no melhor interesse para nós e para o nosso planeta.”

Cliff Kuang

Designer de UX e escritor

“Meu trabalho é basicamente traçar conceitos de como podemos usar nossos telefones e dispositivos daqui a dois ou cinco anos.

Em dez anos, é uma questão em aberto se o smartphone ainda será o único dispositivo que dominará todos eles.

Há algum tempo, migramos para o telefone móvel de um mundo onde o computador desktop era o foco de toda a nossa computação. De muitas maneiras, o telefone móvel quase substituiu ou suplantou o computador desktop – não necessariamente o aumentou. Essas duas coisas, desktop e mobile, ainda funcionam de forma paralela e duplicada. Você pode realizar a mesma tarefa em ambos os dispositivos, mas fundamentalmente está operando em mundos paralelos.

No entanto, desde o início da era fundamental para a computação pessoal, as pessoas têm uma visão diferente – uma visão de um mundo no qual você está rodeado por um universo de objetos. Esses objetos não são necessariamente dispositivos de computação gerais; eles podem ser apenas o que está mais próximo e mais natural de usar naquele momento, mas ainda oferecem tudo o que você precisa. Este seria um mundo de thin clients – basicamente, dispositivos de interface que não têm necessariamente todo o poder de computação dentro deles, mas que usam a nuvem para fornecer os aplicativos e serviços de que você precisa.

Este é o caminho que se bifurca, na minha opinião. Por um desses caminhos, o smartphone continua a ser um hub central para todos os nossos serviços, contendo tudo o que é importante para você. Este telefone está conectado a um monte de dispositivos – seu carro, seus fones de ouvido, etc. Do outro lado, o telefone é apenas mais um thin client, outro paradigma de interface. Ainda pode ser o mais dominante, ou pelo menos o mais onipresente, mas sua identidade será abstraída do telefone real.

Um exemplo óbvio de como isso poderia ser seria o filme Her : você vê uma espécie de onde o sistema operacional é uma presença contínua e responsiva, que ele acessa pegando qualquer dispositivo que esteja à mão enquanto se move pelo mundo. O SO não existe em nenhuma dessas coisas – ele existe em todas elas, extraindo de algum repositório central não local. Esta é uma boa ilustração da visão da computação ubíqua que existe há 40 anos.

Dito isso, há muitos incentivos comerciais no momento para prender as pessoas a seus telefones. Muitas empresas têm interesse em manter esse modelo. Ainda não se sabe como as coisas correrão.

Anthony Reale

Professor adjunto de design de produto no College of Creative Studies, com estudos focados em design e interrogação de tecnologias, Internet das coisas, cidades inteligentes e sistemas ecológicos inteligentes.

No momento, nossos telefones interagem com absolutamente tudo ao nosso redor – temos relógios inteligentes, dispositivos biométricos, códigos QR, dispositivos domésticos inteligentes, etc. Como a tecnologia que antes era limitada ao smartphone é disseminada em outros produtos, seu telefone acabará se tornando a ponte ou interface para o ambiente ampliado do qual aos poucos estamos nos tornando parte. O smartphone, na próxima década, se tornará sua chave para o mundo aumentado do futuro.

Há muita coisa acontecendo agora com nanotecnologia – tentando revestir íon de lítio com nitrogênio. Ao revesti-lo dessa forma, você obtém maior densidade de energia em um pacote menor. Ele também interrompe a produção de dendritos, que é o que causa a falha das baterias. Portanto, a plataforma da bateria que vai encolher em breve vai permitir que os próprios telefones fiquem menores e se tornem mais parte de nossa moda cotidiana. A forma e o tamanho do telefone ficarão cada vez menores, trabalhe por mais tempo enquanto carrega mais rápido.

Também é importante observar o movimento Right to Repair vindo da Europa, que entre outras coisas está tentando forçar a Apple a usar conexões USB-C, etc. No momento, estamos presos no modelo de negócios em que a cada ano você está espera-se gastar mais de mil dólares em um dispositivo. Mas isso não funciona para todos. Inevitavelmente, se o direito de consertar ganhar terreno, ele moldará a maneira como os telefones são fabricados.

Se você está falando sobre telefones inteligentes em áreas onde há uma infraestrutura em desenvolvimento – o desembolso de 5G ou tecnologia de satélite para comunicação bidirecional – existem estratégias totalmente diferentes de como as informações vão se mover, com um smartphone sendo a porta de entrada para a educação , comunicação e transações financeiras.

Então: qual é o futuro do smartphone? O futuro do smartphone é uma pequena peça de tecnologia dinâmica com a qual o usuário se engaja para fazer a interface com sua rede conectada.

Sair da versão mobile