_Vídeo

Esse material mágico é um espelho e uma janela ao mesmo tempo

Não, não é um espelho comum. É muito mais legal que isso. Cientistas do MIT inventaram um novo espelho invisível que pode mostrar reflexos como um espelho normal mas também serve como uma janela que permite ver o outro lado. A magia está em alternar 84 camadas ultrafinas de vidro comum e óxido de tântalo. […]

Não, não é um espelho comum. É muito mais legal que isso. Cientistas do MIT inventaram um novo espelho invisível que pode mostrar reflexos como um espelho normal mas também serve como uma janela que permite ver o outro lado. A magia está em alternar 84 camadas ultrafinas de vidro comum e óxido de tântalo. Então trata-se de um espelho, mas basta girá-lo para que ele se torne transparente. Um pouco de luz passa e um pouco de luz se reflete.

Segundo a New Scientist:

Conforme a luz passa por cada uma das camadas, ela é parcialmente refletida — exceto a luz que chega por um determinado ângulo. Qualquer luz que atinja a superfície de uma camada no chamado Ângulo de Brewster, e com uma polarização particular, passará direto, como se a superfície não estivesse lá. O Ângulo de Brewster é diferente para cada par de materiais e depende de seus índices de refração.

Veja a magia em ação no vídeo:

Sair da versão mobile