_iOS

É melhor dar uma segurada e não atualizar para o iOS 14 tão cedo

Desenvolvedores tiveram pouco tempo para submeter apps compatíveis com iOS 14 e estão sugerindo que usuários esperem para atualizar sistema.

Interface do iOS 14

Interface do iOS 14. Crédito: Apple

O iOS 14 foi liberado na tarde de quarta-feira (16). Fiz o update e os principais apps de redes sociais estão funcionando. Se você tem dúvidas sobre se seu app preferido vai funcionar ou não, vale checar as redes sociais do desenvolvedor. Abaixo, na íntegra, o texto que publicamos expressando as preocupações de desenvolvedores.


Tradicionalmente, em seu evento realizado em setembro, a Apple também divulga a data de lançamento da próxima versão do iOS. Como de costume, a liberação ocorre algumas semanas adiante. No entanto, durante o evento realizado nesta terça-feira (15), a empresa simplesmente disse que a atualização para o sistema operacional do iPhone seria liberada no dia seguinte. Ou seja, no caso hoje (16).

O problema disso não é o lançamento em si, mas o curto espaço de tempo, fazendo com que desenvolvedores ficassem pistola, pois estão com pouco tempo para fazer as adaptações necessárias de seus aplicativos para o iOS 14.

Na prática, isso quer dizer que o iOS 14 foi liberado, mas boa parte dos apps ainda não estão adaptados a ele, o que pode causar problemas em funcionamento e abertura dos aplicativos. Por isso, alguns desenvolvedores estão sugerindo que donos de iPhones esperem um tempo para fazer a atualização.

Dando uma olhada no Twitter, vários desenvolvedores se pronunciaram sobre o anúncio surpresa da Apple.

A desenvolvedora de Animal Crossing, por exemplo, sugere que as pessoas não atualizem o iOS 14 logo de início, pois não conseguirão jogar o game.

Tradução: Confirmamos que você não conseguirá abrir a aplicação após atualizar seu dispositivo iOS para a versão iOS 14.

Estamos planejando corrigir este problema na próxima atualização neste mês.

Não recomendamos que você atualize seu dispositivo para o iOS 14 até que a gente corrija este erro.

Tradução: A Apple arruinou o dia de todo mundo com a notícia de que o iOS será disponibilizado amanhã [no caso, hoje]. Nenhum desenvolvedor estava preparado. É melhor adiar por um tempo para atualizar.

Tradução: Apenas agora está funcionando a submissão de apps para a App Store. É 22h no Reino Unido; o iOS 14 vai ser liberado amanhã [hoje]. A análise de apps pode durar de uma hora a vários dias. Este é um estresse desnecessário para desenvolvedores em um ano já estressante.

Entendendo o processo do beta à liberação de apps para um novo iOS

Como explica Guilherme Rambo em seu blog no UOL Tilt, durante a WWDC, conferência para desenvolvedores realizada em junho, a Apple libera um beta do próximo iOS. Com o tempo, são disponibilizadas outras versões beta com correções do iOS, e isso dá a oportunidade de desenvolvedores irem aprimorando seus aplicativos.

O problema é que esses aprimoramentos não podem ser submetidos à App Store enquanto o iOS está em beta. A submissão só começou a funcionar no fim de tarde desta terça-feira (16). Assim, as empresas e desenvolvedores independentes tiveram menos de 24 horas para enviar seus apps para a loja. O processo para que ele entre na App Store pode levar horas ou dias, pois passa por uma análise interna da Apple.

Resumindo: é provável que a atualização para o iOS 14 faça alguns apps pararem de funcionar ou simplesmente apresentarem comportamento inesperado.

Por isso, ainda que você esteja empolgado com as novas funcionalidades do iOS 14, talvez valha a pena esperar um tempo para atualizar o seu iPhone.

O iOS 14 deve começar a ser liberado a partir das 14h (horário de Brasília) desta quarta-feira (16). Lembrando que a sua atualização é por sua conta e risco. Se seus apps favoritos não funcionarem, não vale dizer que não avisamos.

[Business Insider e NextWeb]

Sair da versão mobile