Quantas senhas você tem? Muitas, certo? Pois saiba que esse problema não é só seu. A pedido da MasterCard – líder mundial em tecnologia de pagamentos – a Norstat – empresa especializada em pesquisas globais – ouviu diversos consumidores e concluiu que 53% deles se esquecem de senhas importantes mais de uma vez por semana. Além disso, mais de um terço das pessoas declarou que já deixou de comprar pela Internet por não se lembrar da senha, enquanto 6 em dez afirmaram que sequer conseguiram acessar um site pelo mesmo motivo.

O resultado, portanto, é ruim:

1) para a pessoa que esquece – e gasta mais de 10 minutos para redefini-la – e

2) para toda a cadeia que depende de um código de acesso para vender, comprar, trocar, prestar serviços, etc.

Não por menos, mais da metade dos entrevistados disse desejar que suas senhas fossem substituídas por algo mais conveniente e com o mesmo nível de proteção e tranquilidade. Já entre os comerciantes, a preocupação é saber que nada menos do que 52% dos compradores abandonam o carrinho de compras quando não se lembram da senha ou encontram dificuldades para concluir a transação.

Um desafio ainda maior

Empresas de tecnologia se empenham em desenvolver novas soluções que permitam compras online seguras – carteiras virtuais a exemplo do MasterPass, da MasterCard – aliadas a sistemas de verificação de identidade que facilitem a vida de quem compra e de quem vende em quaisquer circunstâncias:

A utilização de tokens nas compras online, aliada à autenticação de pagamentos com biometria, por exemplo, vêm sendo aprimorados sucessivamente: face, íris, formato de orelhas, a geometria das mãos e a voz já podem ser reconhecidos eletronicamente.

Autenticar compras com apps que reconhecem batimentos cardíacos é uma realidade ao alcance daqueles que têm cartão de crédito no Canadá, por exemplo. Já nos EUA, a maior novidade é comprar usando uma foto, o que permite aos consumidores autorizar uma transação com uma selfie do próprio rosto. Não importa o meio: estamos nos aproximando do fim das senhas como as conhecemos.

Quer saber como uma das melhores ferramentas nesse sentido disponível no mercado brasileiro – o MasterPass, a carteira virtual da MasterCard – funciona? Confira:

mastercard