“Top Gun: Maverick” chega nesta quinta-feira (26) aos cinemas de todo o Brasil. O filme é uma continuação de “Top Gun: Ases Indomáveis” (1986), e conta com Tom Cruise treinando recrutas para uma missão da qual nenhum piloto jamais participou.

E para fazer aquele esquenta de respeito antes da estreia, separamos 7 filmes que tem como de fundo aviões — e que podem arrebatar fãs de voos. Confira: 

Top Gun: Ases Indomáveis (1986)

 “Top Gun: Ases Indomáveis” foi um dos filmes que ajudou a consolidar a imagem de Tom Cruise não apenas como galã, mas também como herói de ação. Cruise vive o jovem e destemido piloto Pete “Maverick” Mitchell, que precisar lidar com os fantasmas do passado para voltar a pilotar e mostrar por que merece seu lugar no esquadrão de elite da Força Aérea dos Estados Unidos.

“Top Gun: Ases Indomáveis” está disponível no Star+ e no Telecine e para compra e locação no Now, Microsoft Store, Claro Video, Google Play, Amazon e iTunes.

Sully – O Herói do Rio Hudson (2016)

15 de janeiro de 2009. Logo após decolar do aeroporto de LaGuardia, em Nova York, uma revoada de pássaros atinge as turbinas do avião pilotado por Chesley “Sully” Sullenberger (Tom Hanks). Com o avião seriamente danificado, Sully não vê outra alternativa senão fazer um pouso forçado em pleno rio Hudson. A iniciativa é bem sucedida, com todos os 150 passageiros a bordo sendo salvos. Tal situação logo transforma Sully em um grande herói nacional, o que não o isenta de enfrentar um rigoroso julgamento interno da agência de regulação aérea nos Estados Unidos. 

“Sully – O Herói do Rio Hudson” está disponível no HBO Max, e para compra ou locação no YouTube, Google Play, Amazon e Apple TV.

O aviador (2004)

Howard Hughes (Leonardo DiCaprio) ficou milionário já aos 18 anos, devido à herança que seu pai, um inventor do Texas, deixou para ele. Pouco depois se mudou para Los Angeles, onde passou a investir na indústria do cinema. Hughes ajudou a carreira de vários astros, como Jean Harlow (Gwen Stefani), e ainda trabalhou em filmes de grande sucesso, como “Hell’s Angels”, que dirigiu. Paralelamente se dedicou a uma de suas maiores paixões, a aviação, e se envolveu com as atrizes Katharine Hepburn (Cate Blanchett) e Ava Gardner (Kate Beckinsale). Apesar do sucesso e da riqueza, o pioneiro da aviação sofria de depressão e fobias paralisantes.

“O Aviador” está disponível no HBO Max, e para compra ou locação no YouTube, Google Play, Amazon e Apple TV.

“O poder da Coragem” (2016)

Em 1986, a comissária de bordo Neerja Bhanot sacrificou sua vida protegendo 359 passageiros do voo 73 da Pan Am. O avião, que partiu de Mumbai, na Índia, rumo aos Estados Unidos, foi sequestrado por quatro integrantes da organização terrorista Abu Nidal, que tinham a intenção de lançá-lo contra um prédio em Israel. Dirigido por Ram Madhvani, a trama ainda conta com Shabana Azmi, Shekhar Ravjiani, Parth Akerkar, Madhur Anand e Kavi Shastri no elenco. 

“O Poder da Coragem” está disponível no GloboPlay.

“Voando alto” (2003)

Donna Jensen (Gwyneth Paltrow) sonha desde criança em se tornar aeromoça e viver a vida viajando pelos quatro cantos do mundo. Porém, logo ao entrar no curso para comissários de bordo, ela percebe que a realidade pode ser bem diferente do que imaginava. Uma comédia leve e com alguns clichês, típica de Sessão da Tarde, que tem o brasileiro Bruno Barreto na direção.

“Voando alto” está disponível no Discovery Plus.

Prenda-me se for Capaz (2002)

Leonardo DiCaprio interpreta o golpista Frank Abagnale Jr, um dos maiores impostores de todos os tempos. Somos apresentados às diversas identidades assumidas pelo farsante — médico, advogado e até piloto de avião. Enganando uma companhia aérea e tripulação inteira com sua lábia, o personagem transita pelo glamouroso mundo da aviação na década de 1960. O longa é baseado em uma história real. 

“Prenda-me se for Capaz” está disponível no HBO Max, Amazon e Telecine. Além disso, para compra ou locação no YouTube, Google Play e Apple TV.

Sem Escalas (2014)

Durante um voo de Nova York a Londres, o agente Neil Marks (Liam Neeson) recebe uma série de mensagens SMS enigmáticas, dizendo que um passageiro será morto a cada 20 minutos caso US$ 150 milhões não sejam transferidos para uma conta bancária. Inicialmente Beil não dá atenção à ameaça, mas quando o primeiro passageiro aparece morto ele inicia uma investigação em pleno avião sobre quem possa ser o assassino.

“Sem Escala” está disponível na Netflix, Star+ e Amazon. Além disso, para compra ou locação no YouTube, Google Play e Apple TV.