A última coisa que você vai querer fazer quando está voando com certeza é se preparar para sobreviver a um pouso de emergência em alto mar. Mas saber como evacuar a aeronave com segurança pode salvar a sua vida um dia. Então pesquisadores criaram uma aterrorizante experiência de pouso de emergência para o Oculus Rift, e ele parece muito mais eficiente que os planfletos de segurança que são espalhados pelo avião e o pequeno discurso dado pelas aeromoças antes de a nave alçar voo.

O demo usa a estratégia de assustar para ensinar de forma enfática os procedimentos adequados para evacuar um avião. Os pesquisadoes do HCI Lab da Universidade de Udine, na Itália, descobriram que, uma semana depois de aplicados os testes, os passageiros que passaram pela experiência VR se lembravam melhor dos procedimentos do que aqueles que apenas leram os panfletos.

Não deve ser a melhor ideia fazer com que os passageiros passem por essa experiência enquanto aguardam a decolagem do voo, ou até durante o check-in. Mas como ele está disponível para download no site do Oculus, quem está prestes a viajar pode testar a simulação do conforto da própria casa, bem antes da decolagem, ficando mais preparado para saber o que fazer na possibilidade da emergência ocorrer na vida real. [University of Udine – HCI Lab]