Desde que os carros começaram a se popularizar existem aquelas pessoas que simplesmente não sabem estacionar direito. Então faz sentido usar os avanços que fizemos na robótica para dar uma ajudinha a essas pobres almas. Mas em vez de automatizar a ajuda robótica diretamente na direção do veículo, estes robôs horizontais são fortes o suficiente para levantar, carregar um veículo e manobrá-lo mesmo que haja obstáculos.

1228819623970009383

Desenvolvido por pesquisadores europeus, o sistema AVERT — ou Autonomous Vehicle Emergency Recovery Tool — foi projeto para ajudar na retirada de veículos que possam representar perigo. O sistema é formado por um robô mestre capaz de mapear um estacionamento lotado e por robôs menores que podem se encaixar debaixo das rodas de um eventual veículo suspeito e movê-lo.

Quando posicionados, os robôs levantam o veículo em cerca de 3 centímetros acima do solo, o que é o suficiente para que ele possa ser manobrado.

O sistema AVERT é uma forma segura de mover um veículo que possa estar carregando explosivos ou material perigoso sem a necessidade de intervenção humana. Por exemplo: se o carro estiver estacionado bem no fundo de um estacionamento ou em um espaço apertado, de difícil acesso para os tradicionais robôs de desarmamento de bombas. Mas assim que o sistema estiver aperfeiçoado, ele pode perfeitamente ser adaptado para se tornar uma solução autônoma para os estacionamentos dos prédios e shoppings. Ou os robôs podem se tornar criminosos e sair por aí roubando carros. [Avert Project via Engadget]

1228819624048543783