_Curiosidades

Esse site permite que você “dê vida” a fotos antigas

Ferramenta faz fotos antigas parecerem vídeos capturados por iPhone,

Crédito: MyHeritage

É difícil se conectar a alguém que se foi por uma foto estática. Então uma empresa chamada MyHeritage, que oferece melhorias automáticas de fotos por meio de IA, está oferecendo um novo serviço para animar as pessoas em fotos antigas. Ela cria um pequeno vídeo que parece ter sido gravado enquanto o indivíduo posava para o retrato.

Chamada de Deep Nostalgia, a ferramenta cria vídeos parecidos com o recurso Live Photos no iOS, no qual alguns segundos de vídeo são gravados e salvos antes de você bater a foto. Mas, enquanto o Live Photos é usado para te ajudar a encontrar o enquadramento perfeito, a Deep Nostalgia busca dar vida a fotos que não foram feitas em um smartphone moderno.

O processo é completamente automatizado. Os usuários simplesmente precisam subir uma foto no site do MyHeritage onde ela será aprimorada não só para melhorar a qualidade final da animação, mas também para facilitar o trabalho do algoritmo de deep learning (criado por uma empresa chamada D-ID). A orientação da pessoa na foto é analisada para determinar a direção da cabeça e dos olhos e, então, é selecionado um vídeo moderno de uma pessoa fazendo movimentos faciais para guiar a animação.

Os resultados são incrivelmente realistas e conseguem preservar a estética da foto original assim como ajudam a passar a sensação de que aquele vídeo foi gravado enquanto a pessoa era fotografada. A Deep Nostalgia, no entanto, tem suas limitações. Em uma foto com muitos elementos, os usuários devem selecionar apenas uma pessoa para ser animada, já que a ferramenta não consegue modificar todos ao mesmo tempo. Além disso, a animação só funciona com o rosto das pessoas.

O site do MyHeritage exige que os usuários se cadastrem antes de usar o Deep Nostalgia. Mas uma vez que você se cadastra pode animar até cinco fotos diferentes de graça. Depois disso, você precisará pagar uma assinatura para dar vida a mais fotos. É um pouco bizarro? Sim, mas também é uma aplicação incrível de IA e deep learning que parece ter saído direto de uma ficção científica. E, embora hoje o serviço seja limitado, não vai demorar muito para que uma IA consiga dar vida auma foto inteira. E aí aquela foto estática do casamento dos seus avôs pode ser mais um dos vídeos de família.

Sair da versão mobile