45 mil pessoas foram evacuadas após duas bombas extremamente perigosas serem encontradas no rio Reno, 65 anos depois de elas serem jogadas pelos aviões americanos e ingleses.

A maior era uma bomba britânica de 1,8 tonelada que tinha potencial de destruir todo o centro da cidade, de acordo com os bombeiros de Koblenz, a cidade alemã onde elas foram encontradas. As bombas ficaram intocáveis no rio Reno por décadas. Estes monstros de metal foram encontrados de forma intacta e prontas para agir quando o nível de água do rio baixou em níveis históricos.

Mas a mais perigosa era a bomba americana de alta explosão que pesa 125 quilos. Enquanto a bomba britânica estava em boas condições e sua desativação foi relativamente simples, a bomba compacta foi extremamente difícil de desativar. O impacto a deixou muito instável.

Os especialistas em explosivos também destruíram um terceiro artefato, mas esse era só irritante: um gerador de neblina jogado pelos aviões da Aliança para tornar difícil a vida das baterias antiaéreas. [CNN]