A miniaturização da tecnologia é, assim como a morte e os impostos, inevitável. Mesmo assim, não dá para não ficar empolgado ao ver que a japonesa NHK, em parceria com uma empresa chamada Astrodesign, conseguiu reduzir uma câmera 8K a esse tamanho relativamente pequeno. Comparada com o smartphone que filma em HD que está no seu bolso, ela é monstruosa, mas perto das câmeras de cinema Ultra HD, acredite, é pequenininha.

O segredo para encolher esta câmera é o sensor de 33 megapixels que tem menos de uma polegada. Assim, todos os componentes puderam ser espremidos num case de cerca de 25 centímetros quadrados. Suas dimensões compactas também permitem o uso de lentes menores e mais leves, o que pode, eventualmente, ajudar a reduzir o custo da produção 8K e a fazer o formato emplacar.

[youtube XhLLjrkSroQ 640 360]

Claro, a tecnologia 4K em câmeras e TVs está começando a chegar ainda e o 8K parece um sonho distante. Mas, com a introdução do HD há muitos anos atrás, os consumidores descobriram que aumentar resoluções podia melhorar e muito a experiência como telespectador. Quem sabe todos nós ainda não vamos reclamar que o 8K parece pouco? É possível. [DigInfo TV]