_Câmeras

Esta câmera consegue fotografar o Sol e as estrelas durante o dia

A empresa de fotografia digital mais incrível do mundo não é a Canon ou a Nikon. É uma pequena empresa de Tucson, nos EUA: a Spectral Instruments. Eles criam as câmeras digitais mais insanas do planeta. Esta aqui tem um intervalo dinâmico tão enorme que consegue fotografar tanto o Sol e as estrelas durante o […]

A empresa de fotografia digital mais incrível do mundo não é a Canon ou a Nikon. É uma pequena empresa de Tucson, nos EUA: a Spectral Instruments. Eles criam as câmeras digitais mais insanas do planeta. Esta aqui tem um intervalo dinâmico tão enorme que consegue fotografar tanto o Sol e as estrelas durante o dia.

É a 1110 Series, um dispositivo com sensor CCD de 112 megapixels, preto e branco, sem qualquer matriz de Bayer ou filtros de qualquer tipo, “nada para desviar a atenção da nitidez geral da imagem”. Ele tem sensores extremamente sensíveis à luz, que podem capturar exposições que duram por horas sem qualquer ruído. Por isso que você consegue tirar uma foto de um céu estrelado durante o dia.

O sensor mede 95mm x 95mm, e você sabe como o tamanho do sensor é crucial para a qualidade das fotos. Para efeito de comparação, uma DSLR comum tem sensor de 24x36mm. Uma câmera de formato médio, como uma Hasselblad, usa um sensor de 48x36mm. É uma diferença marcante, quase cinco vezes a área. Este CCD suga luz como um buraco negro.

Em geral, os sistemas de câmera com CCD ultracaros da Spectral Instruments acabam em órbita no espaço ou em laboratórios e instituições de pesquisa ao redor do mundo. Mas eles querem trazer esta câmera para fotógrafos profissionais, para que eles possam tirar fotos incríveis.

Um desafio para você

Por que lhe dizer tudo isto? Porque eles querem construir uma versão desta câmera para fotógrafos normais. Não para instrumentos ou satélites, mas para pessoas reais. Eles querem ver o que um profissional faria com esta câmera usando-a para capturar pessoas, objetos e paisagens – mas eles precisam saber se há interesse. Por isso eles pediram a nós para divulgar o projeto.

Claro, isso é uma forma de conseguir propaganda de graça, mas eu não me importo – porque eu quero muito ver esta câmera sendo usada por alguém na Terra para tirar fotos e me impressionar. E impressionar você, com certeza.

Então vamos fazer isto acontecer, meninos e meninas. Diga a eles – eis o e-mail – como você curtiu a ideia e peça a seus amigos para eles também dizerem como eles querem esta câmera nas mãos de um ser humano. Lembre que vai custar para eles US$100.000 só para fabricar o sensor, e a câmera será feita apenas para este propósito. [Spectral Instruments via Fstoppers]

Sair da versão mobile