Tirar fotos panorâmicas já foi um longo processo de capturar séries de imagens e depois juntá-las manualmente no Photoshop. Hoje em dia é mais simples usando uma vista panorâmica da sua câmera digital ou smartphone, mas pesquisadores do Human Media Lab da Universidade Queen’s criaram uma solução ainda mais simples: uma câmera flexível que captura imagens panorâmicas em um instante.

O protótipo da FlexCam foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores de interface no ano passado, e agora ele enfim está sendo mostrado para o público geral como uma prévia de como pode ser o futuro da fotografia. Diversas lentes e sensores conectados a um material fino e flexível automaticamente capturam e juntam um campo amplo de visão – o formato da FlexCam lembra um arco. E uma tela OLED flexível na traseira significa que o display da câmera também se dobra junto com o corpo dela.

Não há planos para comercialização desta tecnologia, infelizmente, mas com sorte isso vai inspirar fabricantes de câmeras a trabalharem com designs mais revolucionários que vão fazer a fotografia ficar cada vez mais simples. [Queen’s University Human Media Labvia Damn Geeky]

ku-xlarge (32)