_Tecnologia

Esta é a internet

A internet não está apenas na sua tela. Ou em seu sofá. Ou nos data centers do Google. Ela também está debaixo d’água, onde os cabos de fibra ótica atravessam o oceano e dão voltas e voltas ao redor dos continentes. Satélites são como conexão dial-up. Ninguém os usa. São os cabos submersos que fazem […]

A internet não está apenas na sua tela. Ou em seu sofá. Ou nos data centers do Google. Ela também está debaixo d’água, onde os cabos de fibra ótica atravessam o oceano e dão voltas e voltas ao redor dos continentes.

Satélites são como conexão dial-up. Ninguém os usa. São os cabos submersos que fazem a internet ser global, e os mais sofisticados são capazes de transmitir quase dez terabits de dados por segundo, compressos apenas um um monte de fios de fibra ótica. Há apenas centenas desses cabos nas águas de todo o mundo. E todos eles tem uma proporção absurda, finos como uma mangueira de jardim e longos como uma… na verdade, longos como nada. Nenhuma construção humana chega perto deles. Eles são os tubos mais longos já feitos e, pela primeira vez, surge um mapa verdadeiramente preciso, interativo e online sobre eles.

Durante a última década, a Telegeography vem publicando mapas dos cabos subaquáticos. Mas eles sempre estiveram no papel, entregues via correio em um tubo grande, custando US$250. Mas a partir de hoje, a empresa está deixando seu mapa online, de graça, e ainda o transformou em algo interativo. E em vez de apenas pegar dados da Wikipédia, os cartógrafos da Telegeography coletam dados de forma mais tradicional: eles perguntam aos donos dos cabos, que compartilham com um sorriso no rosto a localização de suas estações terrestres e a capacidade atual de banda de seus sistemas.

Mas tudo com um limite. A Telegeography limitou o zoom que você pode dar no mapa, mantendo em segredo as localizações exatas. Mas mesmo nesse nível essa informação não pode ser perigosa? Stephan Beckert, da Telegeography, acha que não. “Na verdade, é mais perigoso não saber onde a fibra está, sendo mais difícil planejar redundância nas redes”, ele diz. Para uma grande operadora comprando banda gigantesca para segurar, por exemplo, o Facebook, a Microsoft ou o Citibank, o mapa é uma ferramenta essencial. Pela primeira vez, nós podemos ver quais cabos carregam toda a internet, direto pela internet. [Telegeography]

Sair da versão mobile