_Tecnologia

Esta é a versão final do Oculus Rift, que chega ao mercado em 2016

Você poderá comprar uma versão final de verdade do Oculus Rift no primeiro trimestre do ano que vem.

A realidade virtual está chegando — e agora, sabemos quando. Você poderá comprar uma versão final de verdade do Oculus Rift no primeiro trimestre do ano que vem. Você está olhando para ela agora mesmo. Deixa eu repetir: não é outro protótipo. É de verdade!

E o que nós sabemos sobre o Oculus Rift final? Não muito, por enquanto. A Oculus diz que é muito próximo do protótipo mais recente, o Crescent Bay, o que significa que ele será drasticamente mais leve, menor e mais confortável que os kits para desenvolvedores anteriores, e vem completo, com fones integrados e áudio posicional.

A Oculus também diz que ele terá um novo sistema de rastreamento que permitirá que você o utilize sentado ou de pé, o que quer dizer que você não necessariamente terá que sentar para a realidade virtual funcionar corretamente — mas nós ainda estamos falando de um headset com fio, então não espere correr pela sala com ele.

O protótipo Crescent Bay, para comparação

Tirando isso, a empresa mantém os detalhes em segredo — por enquanto. Nas próximas semanas, diz a Oculus, nós ficaremos sabendo mais sobre o hardware, o software, as entradas (eles descobriram como fazer um controle?) e jogos (algum app matador?) para a plataforma. Primeiro de tudo: especificações de hardware, na semana que vem.

Por um momento, nós ficamos pensando se a Oculus iria perder o festival de lançamentos da realidade virtual. O Valve/HTC Vive e o Sony Morpheus deram as caras na Game Developers Conference em março, quando ambos tiveram suas datas de lançamento marcadas — enquanto a Oculus pôde apenas prometer que sua experiência com smartphones Samsung iria chegar em breve. Mas agora, parece que HTC e Samsung chegam este ano, enquanto Oculus e Sony lançam seus produtos no ano que vem.

Agora falta saber quando o Microsoft HoloLens vai se juntar a eles.

Sair da versão mobile