_Espaço

Esta estrela quer nos impressionar antes de morrer

Esta é a U Camelopardalis, uma estrela de carbono a 1.500 anos-luz da Terra, perto do Polo Norte Celeste. Ela está morrendo. O que acontece quando uma estrela chega ao fim de sua vida? Ela começa a passar mal, cuspindo matéria para todos os lados. Como explica a NASA: A U Camelopardalis, apelidada de U […]

Esta é a U Camelopardalis, uma estrela de carbono a 1.500 anos-luz da Terra, perto do Polo Norte Celeste. Ela está morrendo. O que acontece quando uma estrela chega ao fim de sua vida?

Ela começa a passar mal, cuspindo matéria para todos os lados. Como explica a NASA:

A U Camelopardalis, apelidada de U Cam, é uma estrela chegando ao final de sua vida. À medida que acaba o combustível das estrelas, elas ficam mais instáveis. De milênios em milênios, a U Cam cospe uma camada quase esférica de gás quando a superfície de hélio ao redor de seu núcleo começa a se fundir. O gás ejetado na última erupção da estrela está claramente visível nesta foto, como uma bolha de gás em torno da estrela.

A estrela claramente estava tentando nos impressionar em seus últimos momentos de vida. Segundo a NASA, a estrela caberia em um pixel desta imagem, mas o brilho dela é tão forte que saturou os receptores da câmera, e a faz parecer maior do que é. Muito bonito o seu esforço, U Cam – lembraremos de você para sempre.

A foto foi tirada pelo telescópio espacial Hubble, e você pode vê-la em tamanho maior no link a seguir. Hubble, é por fotos assim que eu te amo: [NASA]

Sair da versão mobile