_Ciência

Esta faca consegue cortar uma gota de água no meio

Algumas vezes a ciência é realmente indistinguível da mágica: um time de engenheiros na Arizona State University criou uma faca que pode cortar água. Cortá-la em duas partes perfeitas, sem pequenas gotículas, sem bagunça. Como Moisés partindo o Mar Vermelho, mas sem matar nenhum egípcio. Que tipo de magia é essa? Isso foi forjado por […]

Algumas vezes a ciência é realmente indistinguível da mágica: um time de engenheiros na Arizona State University criou uma faca que pode cortar água. Cortá-la em duas partes perfeitas, sem pequenas gotículas, sem bagunça. Como Moisés partindo o Mar Vermelho, mas sem matar nenhum egípcio.

Que tipo de magia é essa? Isso foi forjado por elfos ferreiros?

A faca foi feita pelo Dr. Antonio García e sua equipe. García, um engenheiro químico, biológico e de materiais, é professor associado do College of Engineering no Tempe, e queria encontrar uma nova classe de metal que permitisse bioseparações completamente limpas.

O núcleo da faca é de duas lâminas de zinco e cobre de 0,0508 centímetro de espessura. Após forjada, ela é limpa com acetona, etanol e água deionizada e depois seca a ar com nitrogênio. Passado tudo isso, os pesquisadores a mergulharam em “uma solução aquosa de 10 nano-molares de nitrato de prata por aproximadamente 20 segundos.” Finalmente, eles adicionam o elemento mágico, mergulhando em uma solução de 1 nano-molar de uma substância chamada HDFT.

Esse material  e método de fabricação aparentemente mágicos podem revolucionar a biomedicina, permitindo a separação de proteínas em fluidos biológicos “sem incomodar formações satélites próximas.” Isso permite análises mais rápidas e eficientes de substancias bioquímicas líquidas.

Para testar isso, eles pegaram uma quantidade ínfima de água e colocaram em uma superfície de teflon, preso por alças de arame. Como você pode ver no vídeo acima, o experimento foi um completo – e incrível – sucesso. [Plos One via El Mundo]

Sair da versão mobile