_Curiosidades

Esta ilusão de óptica dará um nó em seu cérebro

Kokichi Sugihara adora enganar a percepção humana. Ele é o mestre de ilusões de óptica 3D, criando modelos tridimensionais que fazem coisas impossíveis. Esta casa é sua mais recente criação, apresentada na Conferência Europeia sobre Percepção Visual em Sardenha, na Itália. Sugihara – um pesquisador e professor de matemática na Universidade de Meiji, em Kawasaki, […]

Kokichi Sugihara adora enganar a percepção humana. Ele é o mestre de ilusões de óptica 3D, criando modelos tridimensionais que fazem coisas impossíveis. Esta casa é sua mais recente criação, apresentada na Conferência Europeia sobre Percepção Visual em Sardenha, na Itália.

Sugihara – um pesquisador e professor de matemática na Universidade de Meiji, em Kawasaki, Japão – diz em entrevista ao site espanhol La Información como ficou interessado em ilusões de óptica 3D.

O que motivou Sugihara foi sua máquina para transformar desenhos 2D em objetos 3D:

Eu sou um matemático. Uma das coisas na qual trabalhei é um computador que pode interpretar desenhos de linhas bidimensionais como objetos sólidos tridimensionais. Para testar esta máquina, eu escaneei desenhos de objetos impossíveis, esperando que o software diria que eles são impossíveis de fazer. No entanto, por vezes, o programa transformou as linhas em objetos reais, e é assim que eu descobri que alguns objetos impossíveis não são de fato impossíveis: eles realmente podem ser construídos como sólidos no espaço tridimensional. Foi essa experiência que me levou às ilusões de óptica, particularmente aquelas de objetos 3D em movimento.

Veja no vídeo abaixo a ilusão do telhado (clique em “Ir al contenido” para pular o anúncio). Abaixo também seguem mais obras impressionantes de Sugihara. Quer saber mais? Leia a entrevista completa com ele no link a seguir: [La Información]

Sair da versão mobile