O mais recente eclipse solar foi capturado em fotos incríveis. Mas eu me recuso a acreditar que esta foto do eclipse é real – só gostaria muito que fosse. Não que ela não possa ser real. Pode, sim. Eu já vi muitas fotos de eclipses sendo capturados do espaço, mas esta aqui é incrível demais para ser real.

O blog Bad Astronomy, da Discover Magazine, decidiu esmiuçar a imagem:



Há muitas pistas mostrado que isto não é real, se você souber onde olhar. Primeiro, o eclipse real foi anelar, ou seja, muito do Sol podia ser visto ao redor da silhueta da Lua. Isto não é aparente aqui. Além disso, a Terra (e o Sol!) brilhantes iriam “apagar” as estrelas no plano de fundo em uma foto assim, então você não as veria, e com certeza não veria a Via Láctea (a faixa indistinta abaixo do eclipse).

Fora isso, a foto é com certeza realista!

Pena que não é real. É uma renderização de A4size-ska, postada pela primeira vez no DeviantART. O eclipse de verdade visto do espaço está na foto abaixo – é a mancha escura, a sombra que a Lua projeta na Terra – capturada pelo astronauta Don Pettit na Estação Espacial Internacional. Sem querer insultar a ISS, mas é a imagem acima que vai virar meu papel de parede. [Bad Astronomy e Fragile Oasis]