Bolas baoding são duas esferas de metal que são rodadas na palma da mão por pessoas que estão meditando, se exercitando ou fazendo fisioterapia. É preciso destreza, foco e força para conseguir fazer a rotação e não é tão fácil quanto parece. Mas esse robô controlado por cabos consegue girar as bolinhas em sua mão robótica. Não é uma beleza a flexibilidade desses dedos falsos?

Só para esclarecer, em níveis avançados de Baoding, as bolinhas  não devem se tocar, mas vamos pegar leve com o braço-robô porque ele ainda é um iniciante. E ainda assim ele continua bem impressionante por fazer um ótimo trabalho substituindo a agilidade e flexibilidade das mãos humanas.

É fascinante como a mão-robô foi feita: os pesquisadores do laboratório de inovação robótica da Universidade Shanghai Jiao Tong, na China, inicialmente criaram uma mão falsa para localizar e medir as seis poses diferentes que são necessárias para rodar as esferas. Depois, eles projetaram um sistema de transmissão específico que poderia controlar a prótese. Este é o segundo protótipo do projeto, que também é capaz de segurar e apertar objetos diversos.

Research_Prosthesis2012_6

O primeiro protótipo foi abandonado devido a seu grande volume e construção inconsistente. Você pode ler mais sobre este projeto aqui.