_Curiosidades

Esta máquina de doces usa biometria para odiar crianças

Uma máquina que oferece cartelas de pudim de graça, com sabores como torta de limão e cheesecake de morango? Seria legal se não fosse malvada: ela usa tecnologia para negar doce às crianças. A máquina iSample, da empresa de alimentos Kraft, tem uma câmera da Intel que funciona como sensor e detecta a idade da […]

Uma máquina que oferece cartelas de pudim de graça, com sabores como torta de limão e cheesecake de morango? Seria legal se não fosse malvada: ela usa tecnologia para negar doce às crianças.

A máquina iSample, da empresa de alimentos Kraft, tem uma câmera da Intel que funciona como sensor e detecta a idade da pessoa que usa a máquina. Ela não tira uma foto, apenas escaneia o rosto e procura por traços de que a pessoa é adulta – como a distância entre olhos, nariz e orelhas. A altura não importa, então adultos baixinhos terão pudim de graça.

Se a pessoa não for adulta, surge a mensagem: “ATENÇÃO, CRIANÇA DETECTADA! Desculpa, menino(a). Você é jovem demais para experimentar um prazer como este. Por favor saia da frente para que adultos recebam o doce grátis.” Mas se for adulta, ela escolhe o sabor e recebe um pote grátis do doce – e a Kraft confia que você não dará a sobremesa aos mais novos. Antes de receber o doce, no entanto, você precisa usar o celular para enviar um código via SMS ou escanear um código de barras – isso evita que uma mesma pessoa pegue várias amostras grátis.

Como o produto é mesmo voltado para adultos, a ideia é fazer propaganda voltada para esse grupo de consumidores. A máquina pode ser encontrada em Chicago e em Nova York, e a Kraft diz que pode usar esta tecnologia em outras vending machines, para saber quem está comprando seus produtos, e recomendá-los baseado na idade de quem compra. [Chicago Tribune via Engadget]

Sair da versão mobile