Esta é a família Duke. O pai, Charles Moss Duke Jr, nascido a 3 de Outubro de 1935. A mãe, Dorothy Meade Claiborne. Os filhos, Charles e Thomas. Provavelmente estão no seu jardim, sentados em um banco. Parecem muito felizes. E deveriam mesmo estar.

Deveriam mesmo estar, porque Charles Moss Duke Jr foi o piloto do módulo lunar da Apollo 16 em 1972. Ele pousou com o comandante John W. Young na Planície Descartes, e é isso que faz dessa foto algo tão especial: ela ainda está lá, intocada, imóvel, exatamente no mesmo local e posição onde foi deixada antes de tirar essa foto com a sua câmera Hasselbald de filme de 70mm.

Ignorante que sou, eu não sabia dessa foto até poucos dias atrás. Seguindo o conselho do meu amigo Adám, que é um fanboy da exploração espacial assim como eu, eu comprei um livro incrível, chamado Full Moon. Ele mostra a viagem à lua através de 128 fotografias impossivelmente cristalinas e nítidas, algumas delas enormes e fascinantes panoramas de quatro páginas. Tudo sobre um limpo fundo negro. Sem palavras, sem texto. Silencioso como o espaço.

Full Moon não é um lançamento. O livro foi curado e publicado em 1999 por Michael Light. Ele contém as primeiras e únicas scans digitais do filme original da câmera usada. Quando essas imagens voltaram do espaço, a NASA copiou todas e guardou o filme original para ser escaneado no futuro. Todas as fotos lunares que você já viu fora deste livro são cópias daquelas cópias.

O cofre com o filme foi aberto pela primeira vez para Light e o seu livro. Ele repassou todas as transparências originais, selecionou as que considerou melhores, escaneou usando o melhor equipamento digital possível, criou os panoramas quando necessário e imprimiu o livro. A qualidade é tão perfeita, e a seleção das imagens é tão boa, que eu não consigo recomendar suficientemente este livro.

Então lá estava eu, folheando lentamente e curtindo cada visão de tirar o fôlego, quando encontrei a imagem desse post. Chamou a minha atenção imediatamente. A ideia de deixar uma foto tão feliz em um lugar tão inóspito me deixou alegre, triste, nostálgico. Muito nostálgico. Eu instantaneamente lembrei de outra imagem parecida com aquela, com certeza inspirada pela foto de Duke:

Você pode comprar Full Moon aqui. Pode não — deve.