_Componentes

Esta placa de vídeo sem fio é brilhante ou estúpida?

Livrar-se de cabos geralmente parece uma boa ideia, certo? Mouse sem fio, joystick sem fio, internet sem fio… Mas será que esta placa de vídeo KFA2 GeForce GTX460 sem fio não é sem fio só por ser? Ou será este o futuro? O fator ostensivamente legal de uma placa de vídeo assim, que a KFA2 […]

Livrar-se de cabos geralmente parece uma boa ideia, certo? Mouse sem fio, joystick sem fio, internet sem fio… Mas será que esta placa de vídeo KFA2 GeForce GTX460 sem fio não é sem fio só por ser? Ou será este o futuro?

O fator ostensivamente legal de uma placa de vídeo assim, que a KFA2 diz transmitir vídeo 1080p a 60Hz via um receptor no monitor, é que assim você pode colocar sua tela e mouse/teclado sem fio onde você quiser, livres do seu computador. Leve o desktop pra um canto escondido da casa! Ou pra debaixo da cama! (Dizem que ajuda nas noites frias.) O apelo aqui é em tirar o desktop de vista e, suponho eu, economizar espaço. O que é bom!

Mas e aí? Não sei onde a maioria das pessoas vai usar seu computador de mesa fora da… mesa. E se você já está em uma mesa (ou escrivaninha, ou…), é tão ruim assim ter seu desktop do seu lado? Onde a KFA2 nos possibilita levar o computador sem a torre, com seu alcance de 30m? Pra cozinha? Pra sala de jantar? Talvez fosse melhor arranjar um laptop ou tablet, em vez de levar o monitor, teclado e mouse pra esses cômodos – e lembre que o monitor ainda precisa ser conectado à rede elétrica.

Colocar o receptor da KFA2 em uma HDTV também é uma opção, mas ugh. A ideia de sentar no sofá com um mouse sem fio me dá agonia.

Isso tudo sem falar dos possíveis problemas de interferência e de alcance, algo que você não quer enfrentar enquanto joga ou assiste a um filme (você nunca quer estes problemas, na verdade).

Cabos são um problema, claro, mas só quando estão presentes em algo que queremos levar para outros lugares com frequência. Um disco rígido externo. Um telefone. Por isso eu estou pouco me lixando com o ninho de rato atrás da minha HDTV: eu nunca vou lá, e nunca levo a TV pra outros lugares. Transmitir vídeo sem fios de um laptop para uma TV, ou de uma câmera para um computador, isto sim faz sentido: um dos objetos na equação ou é pequeno, ou está longe o bastante do outro para tornar a mobilidade um fator importante. Mas uma placa de vídeo sem fio? Não sei se alguém precisa disso. [KFA2 via DVICE]

Sair da versão mobile