_Tecnologia

Está preparado? O Orkut foi reativado

Criador da rede social afirmou em comunicado que está construindo "algo novo". Resta saber se além da reativação do site, vai vir outras novidades

Orkut

Imagem: Reprodução/Orkut

O Orkut foi precursor e uma febre nos anos 2000, mas perdeu muito espaço com a ascensão de outras redes sociais, como o Facebook, e acabou desativado em 2014. Mas atenção, saudosistas daquelas comunidades malucas da plataforma! Na última quarta-feira, 27 de abril, a rede social foi oficialmente reativada.

O desenvolvedor turco Orkut Buyukkokten, criador da rede social, afirmou em comunicado que reativou o orkut.com e está trabalhando em coisa nova.

“Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. […]É por isso que eu trouxe o orkut.com para vocês ao redor do planeta. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve!”

Além disso, no comunicado, o sr. Orkut fez declarações em tom de críticas a outras plataformas, falando sobre proteção de dados e como as plataformas deveriam ser um local de esperança ao invés de gerar ansiedade. “Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Eles devem proteger nossos dados, não vendê-los. Eles devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser seu verdadeiro eu, online e offline”

O Orkut foi revivido, mas a outra plataforma do desenvolvedor, o Hello, criado em 2016 foi desativada.

Quem quiser mais informações sobre o que é esse “algo novo” a que o desenvolvedor se refere, pode assinar uma newsletter no site do Orkut para receber as novidades em primeira mão.

A rede social foi fundada em 2004 e a partir daí foi se popularizando ao redor do mundo. Os maiores mercados do Orkut durante sua boa fase foram Brasil e Índia. Com a popularização de Facebook e Twitter, o Orkut passou a perder usuários de forma muito rápida. Um ano antes de ser desativada, a rede social havia perdido mais de 95% de seus usuários, que migraram para outras plataformas.

Embora muitos tenham deixado a plataforma, o Orkut segue sendo muito amado pelos mais nostálgicos, que sempre estão pedindo o retorno da rede social. Após Elon Musk comprar o Twitter, muitas pessoas contrárias à aquisição compartilharam mensagens e memes sobre o retorno do Orkut, que de fato parece estar se concretizando.

Sair da versão mobile