Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Vrije de Bruxelas, na Bélgica, o Ankle Mimicking Prosthetic (AMP) Foot 2.0 além de dar aos usuários uma passada incrivelmente natural, traz também um sistema de captação de energia para devolver a elasticidade natural dos passos.

Uma prótese comum usa um elástico para armazenar e realocar a energia da passada para impulsionar o usuário à frente. Mas essa é uma abordagem passiva que não imita precisamente o movimento e as ações de uma perna humana. O AMP Foot 2.0, por outro lado, usa um levíssimo motor que faz funcionar um atuador e um mecanismo de liberação de trava especialmente projetado para esse fim.

O atuador garante que haja sempre energia estocada para empurrar alguém que pese até 75 kg para o próximo passo, enquanto o mecanismo de liberação por tempo combina o movimento natural de alguém andando em solo plano. O que é mais incrível é que a prótese pesa apenas 2,5 kg, o que é próximo do peso de um pé humano de verdade. Em tese, não deve demorar muito para alguém aprender a andar com essa nova prótese. [Vrije Universiteit Brussel via Gizmag]