_Vídeo

Esta terrível arma mortífera pode esperar até seis horas no ar antes de atacar seu alvo como uma águia furiosa

O Fire Shadow é uma máquina voadora não-tripulada que pode voar sem ser notada, cobrindo uma dada área por seis horas, esperando receber uma ordem letal direcionando-a para qualquer alvo móvel ou estático — e então cair nele e destrui-lo como se fosse uma ave de rapina suicida. O vídeo mostra exatamente isso, um carro […]

Bomba no carro.

O Fire Shadow é uma máquina voadora não-tripulada que pode voar sem ser notada, cobrindo uma dada área por seis horas, esperando receber uma ordem letal direcionando-a para qualquer alvo móvel ou estático — e então cair nele e destrui-lo como se fosse uma ave de rapina suicida.

O vídeo mostra exatamente isso, um carro cheio de terroristas imaginários sendo atingido de verdade.

De acordo com a fabricante dos sistemas do míssil, a MBDA, este pássaro da morte é um míssil de alta precisão e baixo custo que pode ser lançado por um soldado no chão, como qualquer outro pequeno veículo aéreo não-tripulado. Após o lançamento, o Fire Shadow pode sobrevoar uma grande área por até seis horas ou 100 km. Uma vez que o operador indique um alvo, o Fire Shadow cairá nele e o destruirá.

A MBDA diz que a arma de 200 kg é efetiva em qualquer terreno, incluindo cenários urbanos complexos. Ela também pode acertar qualquer alvo, de uma pessoa tomando café na rua até um carro em movimento, com “baixos danos colaterais”, a qualquer hora do dia ou da noite. Ela também pode acertar alvos no mar.

O Fire Shadow foi testado pela primeira vez em Vidsel, Suécia, no dia 21 de novembro de 2010, com um segundo teste bem sucedido em 13 de maio de 2011. As primeiras unidades saíram da linha de produção em março de 2012 e estão a caminho dos seus primeiros usuários: o 39º Regimento Real de Artilharia de Sua Majestade. [MBDA via Flight Global and Wikipedia]

Sair da versão mobile